O Fundo de Pensões do BCP vai vender a participação de 10 por cento que detém na Cimpor, no âmbito da Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela InterCement, empresa detida pela brasileira Camargo Corrêa.
Corpo do artigo
Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Banco Comercial Português informa que a Pensõesgere, sociedade gestora do fundo de pensões do banco, decidiu vender as «67.200.000 ações representativas do capital social da Cimpor».
A InterCement lançou na semana passada uma OPA sobre a totalidade das ações da Cimpor, oferecendo 5,50 euros por ação, um valor que contempla um prémio de 10 por cento sobre a cotação do fecho da Cimpor de 30 de março (cinco euros).
A Camargo Corrêa já é a maior acionista da Cimpor (32,9 por cento do capital), seguida pela também brasileira Votorantim (21,1 por cento).
Além dos dois grupos brasileiros, são também acionistas da Cimpor o empresário Manuel Fino (10,7 por cento), a Caixa Geral de Depósitos (9,58 por cento) e o Fundo de Pensões do BCP (10 por cento).
A Caixa Geral de Depósitos já anunciou que vai vender a sua participação na cimenteira, no âmbito da OPA.
As ações da Cimpor fecharam hoje a subir 0,18 por cento para os 5,46 euros na Euronext Lisboa.