O PCP apresentou no Parlamento uma proposta para que seja votado um pedido de auditoria da Inspeção Geral de Finanças à gestão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).
Corpo do artigo
O anúncio feito pelo deputado Honório Novo durante um encontro com trabalhadores dos ENVC, no âmbito das jornadas parlamentares que decorrem entre hoje e amanhã em Viana do Castelo.
«Nunca foi feita e chegou a altura de a fazer. Esperamos que os deputados da maioria votem favoravelmente a realização desta auditoria proposta por nós na semana passada», anunciou.
No mesmo encontro, António Costa, coordenador da comissão de trabalhadores dos ENVC, pediu ajuda aos comunistas para que se concretize uma investigação às contas da empresa nos últimos 17 anos. «Se realmente entrou tanto dinheiro na nossa empresa e temos dois administradores envolvidos na operação Furacão, queremos saber para onde foram esses milhões. Não foi em salários que esse dinheiro foi gasto», acusou António Costa.
Honório Novo reafirmou que a investigação que está a ser desenvolvida pela Comissão Europeia às ajudas do Estado aos Estaleiros Navais, no valor de 182 milhões, não pode ser pretexto para destruir uma empresa.
Ao mesmo tempo, o deputado comunista desafiou a Procuradoria-geral da república a investigar até às últimas consequências todo o processo do navio Atlântida, encomenda que o Governo Regional dos Açores rejeitou em 2009.