Pensões: BE diz que «palavra do Governo é o valor mais baixo da democracia portuguesa»
Na reação ao documento da Comissão Europeia sobre as pensões revelado hoje, o Bloco de Esquerda acusa o Governo de não ter palavra.
Corpo do artigo
«A palavra do Governo é o valor mais baixo da democracia portuguesa. Há três semanas, o secretário de Estado da Administração Pública, quando anunciou esta medida, foi vigorosamente desmentido pelo Governo e pelo primeiro-ministro. E agora vê-se, pela Comissão Europeia, que esta é mesmo a intenção do Governo», acusa José Gusmão.
Em causa, o documento da Comissão Europeia, a que a TSF teve acesso, onde é referido que o valor das pensões tem de variar, todos os anos, conforme a evolução dos salários, do emprego e da relação entre população ativa e reformados e que a nova fórmula de cálculo pode entrar em vigor já em 2015.
Em declarações à TSF, o deputado do Bloco de Esquerda (BE) acrescenta a proposta «mostra que o Governo quer transformar o sistema da Segurança Social, que era excendentário, numa espécie de lotaria em que se joga, no fundo, a vida das pessoas».
José Gusmão sublinha que o BE não vai apoiar a proposta e vai bater-se «por todos os meios para que seja derrotada».