Receita com taxa turística do Porto aumenta 50% nos primeiros nove meses do ano face a 2024

Foto: André Rolo / Global Imagens (arquivo)
O valor da taxa turística no Porto subiu de dois para três euros no final do ano passado, o que, segundo Hugo Beirão, vereador com a pasta do turismo, "transmite um aumento linear do valor arrecadado"
As receitas provenientes da taxa turística, no Porto, aumentaram, nos primeiros nove meses do ano, 50% em relação ao mesmo período de 2024. O valor desta taxa aumentou de dois para três euros no final do ano passado. Em declarações à TSF, Hugo Beirão, vereador do turismo da câmara do Porto, afirma que foi pela via desse aumento que subiu o valor encaixado.
"A taxa aumentou no final do ano de 2024 de dois para três euros e o número de dormidas tem-se mantido, o que levou a um aumento de taxa de cerca de 50% na receita, transmitindo um aumento linear do valor arrecadado", explica à TSF Hugo Beirão.
Em entrevista ao canal Now, em novembro, o presidente da câmara do Porto, Pedro Duarte, admitiu a possibilidade de aumentar a taxa turística do Porto de três para quatro euros, para conseguir financiamento para cumprir a promessa de ter transportes públicos gratuitos na cidade até janeiro de 2027. À TSF, o vereador com a pasta do turismo diz que esta decisão ainda está a ser avaliada.
"Estamos a preparar alguns cenários diferentes para avaliarmos e tomarmos uma decisão integrada. Não é só o valor que interessa, interessa também percebermos as isenções, que tem muito a ver com a idade, com o tempo de permanência, mas também percebermos, em termos dinâmicos ou espacial, se vamos colocar alguma taxa turística dinâmica que possa permitir alguma descentralização de turismo", sublinha.
