Representantes dos governo regionais da Madeira e dos Açores reúnem-se esta tarde, em Lisboa, com a equipa da "troika" que está preparar a ajuda externa a Portugal, confirmou à agência Lusa o secretário regional das Finanças madeirense.
Corpo do artigo
Um grupo constituído por representantes do Banco Central Europeu (BCE), Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI) está em Portugal para preparar a ajuda externa e tem vindo a desenvolver um conjunto de reuniões com diversas entidades.
O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, alertou na passada semana para o facto da falta de auscultação das regiões autónomas representar uma violação da Constituição da República, o que poderia representar que as medidas determinadas não fossem aplicadas neste arquipélago.
A denominada "troika", que está em Lisboa desde 20 de Abril para negociar um plano de ajuda financeira a Portugal, é composta por cerca de duas dezenas de técnicos e é liderada por Juergen Kroeger (CE), Rasmus Rüffer (BCE) e Poul Thomsen (FMI).
O pedido foi efectuado pelo primeiro-ministro demissionário, José Sócrates, a 6 de Abril.