O alerta é do presidente da REFER que lembra que esta é uma obra dispendiosa por causa das obras obrigatórias para reduzir os impactos ambientais.
Corpo do artigo
Os estudos estão feitos pela REFER. Se for avante o projeto do terminal de contentores na Trafaria, só a construção da linha férrea entre o terminal de contentores e a linha do Sul, um troço com 8 quilómetros de comprimento, irá custar 160 milhões de euros.
O presidente da REFER, Rui Loureiro, reconhece que a obra é dispendiosa por causa das obras - túneis e viadutos - obrigatórios para reduzir os impactos ambientais.
Rui Loureiro esteve esta tarde no Parlamento, a explicar aos deputados como vai chegar o comboio à Trafaria. Ouvido depois pela TSF, Rui Loureiro revelou que já existe um traçado bem definido que vai passar pela arriba fóssil da Costa da Caparica.
O presidente da REFER disse ainda que não está prevista uma nova ponte sobre o Tejo para este projeto e que a linha na Ponte 25 de Abril não vai ser utilizada.
Desde já fica assente que 80 a 90 por cento dos contentores que vão circular na Trafaria vão entrar e sair pela ferrovia. O Porto da Trafaria e a linha ferroviária vão também servir Espanha.