Volkswagen Bank entra em Portugal para tentar contrariar quebra de vendas de automóveis
A financeira alemã pretende dar financiamento aos particulares e aos concessionários das marcas do Grupo Volkswagen em Portugal, tendo como objetivo já para o próximo ano que um em cada três carros vendidos sejam por si financiados.
Corpo do artigo
«A decisão de entrar em Portugal foi tomada no final de 2010. Quatro meses depois já tínhamos escritório e 10 meses depois foi lançada a financeira. Depois de ver a quebra do mercado, nós aceleramos a nossa entrada», revelou hoje Luis Schunk, presidente da subsidiária portuguesa da Volkswagen Financial Services, num encontro com jornalistas nos arredores de Lisboa.
O líder do Volkswagen Bank (VW Bank) explicou que a entidade «tem consciência total da subida do risco do negócio em Portugal», mas explicou que quer apoiar os clientes (concessionários e particulares) e que «veio para ficar».
Questionado sobre os objetivos de curto prazo da financeira no mercado português, Schunk afirmou que quer que um terço dos carros do grupo vendidos (Volkswagen, Audi, Seat e Skoda são as marcas com maior saída e que, em conjunto, dão ao grupo a liderança de vendas de automóveis novos em Portugal) sejam financiadas pelo Volkswagen Bank.
O responsável acredita que os serviços financeiros prestados pelo VW Bank «podem ajudar a travar a queda da compra de carros novos» em Portugal.
Apesar de ter licença para atuar nas diversas áreas de um banco comercial, a entidade vai focar a sua atividade no crédito automóvel, nos seguros auto (em parceria com a Axa) e na prestação de serviços e garantia.
«Disponibilizamos aos nossos clientes uma oferta completa e queremos incentivá-los a comprar carros com segurança. Não temos intenção de expandir a atividade para a captação de depósitos», explicou, excluindo ainda a comercialização de cartões de crédito ou de crédito à habitação.
O apoio aos 73 concessionários das marcas do grupo visa ajudá-los a ultrapassar a forte queda das vendas: «Apoiamos a sustentabilidade dos concessionários. O mercado está sob pressão e isso vai ter impacto sobre os concessionários», frisou.
Atualmente, o VW Bank conta com 33 funcionários em Portugal e, para o ano, contratará mais dois colaboradores.