Portugal e China aguardam com expectativa e "ambição" a visita oficial do presidente Xi Jinping.
Corpo do artigo
Portugal quer elevar para outro patamar as boas relações que já mantém com a China. É desta forma que o ministro da Economia lança a visita de estado do presidente chinês a Portugal.
"Cremos que que a visita oficial do presidente Xi Jinping, a Portugal nos permite elevar a relação política, diplomática e económica para um plano distinto", disse Pedro Siza Vieira. "A ambição que ambos os países colocam nesta visita é significativa."
Falando na conferência "Portugal-China, uma relação com futuro", em Belém, Lisboa, Pedro Siza Vieira destacou
"Gostaríamos de passar o investimento direto chinês em Portugal da aquisição de ativos para um investimento produtivo", vincou o governante, falando em áreas "a explorar" como os setores automóvel e da mobilidade elétrica.
Além disso, Portugal quer "fazer crescer as exportações portuguesas para a China", em especial no setor agroalimentar, mas também no da moda e bens de consumo, aumentando a "penetração das mercadorias e serviços" portugueses no país.
O presidente da China, Xi Jinping, visita Portugal entre 4 e 5 de dezembro.
À margem da conferencia Road to China, o presidente da EDP realçou que o processo da oferta publica de aquisicao da China Three Gorges vai ser longo. Em declarações aos jornalistas, António Mexia garantiu que a visita do presidente chinês a Portugal em nada vai alterar o calendário da operação.
TSF\audio\2018\12\noticias\03\antonio_mexia
LER MAIS:
- Xi Jinping: quem é o novo imperador da China que visita Portugal?
- "Convite acabado de formular." Marcelo visita China em 2019
- Banca, energia, seguros e aviação: os grandes investimentos chineses em Portugal
- O que os chineses em Portugal esperam ouvir o Presidente dizer durante a visita a Lisboa
- Entrada na China. Empresas portuguesas "devem encontrar plataformas para se coordenarem"