


Chuva forte, vento e trovoada. Oito distritos em alerta laranja da Proteção Civil
Distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal e Lisboa compõem a lista.

Evento em Lisboa para enófilos com recorde de produtores
Em paralelo, vão decorrer provas de alguns dos mais especiais vinhos de origem nacional e internacional.

Doze albufeiras portuguesas têm menos de 40% de água armazenada
O Sistema Nacional de informação de Recursos Hídricos revelou que, "das 62 albufeiras monitorizadas, 15 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 12 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total".

Metro do Porto autorizada a gastar 365 milhões de euros na nova linha Rubi e no metrobus
A linha Rubi do Metro do Porto irá desde a estação de Santo Ovídio até à Casa da Música.

UTAD revolucionou Trás-os-Montes a partir do 25 de Abril
Setores da agricultura, floresta e pecuária foram os mais beneficiados por vários projetos desenvolvidos pela academia que começou a funcionar, em Vila Real, em 1975.

Sete distritos do continente e Madeira sob aviso amarelo devido à agitação marítima
O aviso que engloba os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa é válido até terça-feira. O IPMA prevê ondas de noroeste com quatro metros.

Seca. Bruxelas está a analisar com Portugal possíveis apoios no quadro da Política Agrícola Comum
A comissária Helena Dali garante que a Comissão Europeia está "a analisar o apoio que a PAC pode prestar para enfrentar esta catástrofe nacional".

Falta "trilhar caminho". Aval ao plano da TAP é "boa notícia, mas nada está conseguido"
A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo lembra que o país "precisa" da companhia.

Sete barras fechadas e cinco distritos sob aviso amarelo por causa da agitação marítima
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão sob aviso amarelo os distritos do Porto, Viana do castelo, Aveiro, Coimbra e Braga.

Ministra da Coesão confirma reabertura da linha do Douro até à fronteira
Ana Abrunhosa levou a boa nova a Lamego, onde encerrou o dia comemorativo dos 20 anos do Alto Douro Património Mundial.

Ondas podem chegar aos 12 metros. Agitação marítima forte deixa sete distritos sob aviso laranja
Tratam-se dos distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa, onde estão previstas ondas de noroeste com 5 a 6 metros de altura.

"Para o ano haverá constrangimentos a sério." Bacias do Barlavento e Lima com menos de 20% da capacidade
Quinze das 60 albufeiras monitorizadas tinham, no final de novembro, disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total.

Douro atrai mais turistas mas não consegue fixar a população
Região que é Património Mundial perdeu 30 mil pessoas desde 2001. Os 20 anos da classificação da UNESCO começam a ser celebrados em dezembro com mais de 100 iniciativas.

Autarquias do Norte absorveram 40% dos fundos do Portugal 2020
Os projetos da esfera municipal apoiados no Norte totalizaram, até junho, mais de 1,4 mil milhões de Euros, com um total 3.276 candidaturas aprovadas.

Treze albufeiras com menos de 40% de água no final de outubro
Os dados indicam que a bacia do Barlavento era a que apresentava no final de outubro a menor disponibilidade de água (13,9%).

MiraDouro, a viagem de cortar a respiração, mas que tem que chegar "até Espanha"
Porto>Pocinho>Tua>Porto

Dos rebuçados doces da Régua ao amargo, "lesivo e fraudulento" fecho das linhas do Tâmega e do Corgo
Ainda há rebuçados da Régua e sabem ao mesmo, mas a realidade já não é a mesma coisa. Quando chego, pouco depois das 11h00, apenas Maria Leitão está sentada à entrada da estação. Já nem apregoa com antigamente. Está cansada. Vende rebuçados da Régua há mais de 40 anos e sempre a ver chegar e partir os comboios, agora só os da linha do Douro, mas até março de 2009 ainda via também, embora composições mais pequenas, a partir e a chegar da linha do Corgo. "Eles têm andado cheios", diz-nos, e a razão, mais do que pelos turistas (muitos) que chegam à Régua, reside no facto de muitas aldeias destas encostas do Douro não terem outro tipo de transporte para "se deslocarem ao médico ou para outros afazeres no Porto". É mesmo, segundo a vendedora, "a melhor forma de deslocação". Se à rapidez conjugarmos a vista, não devem restar muitas dúvidas. Ainda assim, o comboio inter-regional demora quase duas horas a ligar as duas cidades, embora a viagem se faça com grande conforto nas melhoradas carruagens Schindler, produzidas em 1940 e colocadas ao serviço entre 1949 e 1977 (sobre o MiraDouro havemos de falar na crónica de amanhã).

"Pare, escute e olhe" a aposta que a CP está a fazer nos comboios históricos
Tal como prometemos em julho, cá estamos de regresso aos carris para uma segunda temporada das crónicas "Próxima Estação". A volta pelos caminhos de ferro nacionais fez-se, numa primeira fase, pelas linhas da Beira Alta, Beira Baixa, Leste, Sul, Alentejo, Algarve e Oeste. Nesta segunda etapa, voltamos a pegar nos bilhetes e a embarcar mais a Norte, pelas linhas do Vouga, Minho, Douro, Norte, Braga e Guimarães. Aqui, tal como fizemos a Sul, inevitavelmente falaremos das centenas de quilómetros de vias desativadas. Não só perderemos o olhar na imensidão do Douro Património Mundial, que é possível apreciar embarcando no histórico comboio Miradouro (do qual falaremos atempadamente) como também recordaremos as quatro vias que do Douro ramificavam e que estão, toda elas, extintas: Tâmega (até Arco de Baúlhe), Corgo (até Chaves), Tua (até Bragança) e Sabor (até Miranda-Duas Igrejas). Assim estão: extintas, umas abandonadas, com património a ruir, outras "afogadas". Em 1968, Portugal tinha uma extensão de 3.592km de linhas de comboio. O país encolheu mais de mil quilómetros de ferrovia, em 52 anos.
