


Canadá inclui as duas filhas de Putin no novo pacote de sanções à Rússia
Ekaterina Tikhonova e Maria Vorontsova já fazem parte das listas de sanções da União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido e Japão.

Trudeau segue o mesmo caminho de Biden e evoca "genocídio" russo
O primeiro-ministro canadiano refere que o Canadá foi "um dos primeiros países" a abrir um processo no Tribunal Penal Internacional para "garantir que Putin seja responsabilizado pelos seus atos".

"Ninguém é intocável no direito internacional penal"
Trabalha em Nuremberga, ao lado da sala 600, onde em 1946 se sentaram os nazis em julgamento. Mestre em Direito Penal Internacional pela Universidade de Londres, Anabela Alves participou no julgamento de Slobodan Milosevic, conhece em detalhe os meandros da investigação e da prova e assegura que ninguém é intocável no direito internacional penal. Acredita que em breve haverá detenções pelos crimes cometidos na Ucrânia e lamenta o facto de ser por culpa dos países ocidentais que não se vai mais longe na aplicação do crime de agressão.

Programa de Governo prevê combate urgente à inflação e diminuição da dependência energética
O documento apresentado esta sexta-feira faz alusão às consequências da guerra na Ucrânia.

Estados Unidos e México qualificados para o Mundial de 2022
O Mundial de 2022 realiza-se no Catar, de 21 de novembro a 18 de dezembro.

Charles Michel quer que UE deixe dependência de energia russa "o mais cedo possível"
O Presidente do Conselho Europeu disse que serão necessários parceiros como Estados Unidos e Canadá para "acelerar o processo no sentido de uma menor dependência o mais cedo possível".

Canadá vai aumentar exportações de petróleo para a Europa
O ministro canadiano dos Recursos Naturais refere que, este ano, "a indústria canadiana tem capacidade para aumentar gradualmente as suas exportações de petróleo e gás em cerca de 300 mil barris por dia, a fim de substituir o petróleo e gás russos".

UE adota formalmente quarto pacote de sanções que atinge oligarca Abramovich
Este quarto pacote inclui sanções a "importantes oligarcas, lobistas e propagandistas empurrando a narrativa do Kremlin sobre a situação na Ucrânia, bem como empresas estratégicas nos setores da aviação, militar e de dupla utilização, construção naval e construção de máquinas".

Portugal não está dependente da compra de petróleo russo
Dados da Direção-Geral de Energia e Geologia mostram que a maior parte do petróleo que chega a Portugal tem o Brasil como origem. Francisco Ferreira defende que a Europa pode ultrapassar a dependência da matéria-prima russa.

Canadá anuncia novas sanções a "dez cúmplices" da invasão russa
Nomes das pessoas que serão sujeitas a novas sanções provêm de uma lista compilada pelo opositor do regime russo Alexei Navalny.

Reino Unido reforça sanções com legislação para atingir oligarcas
Boris Johnson confirmou que vai "aumentar a pressão sobre as elites criminosas que tentam lavar dinheiro em solo britânico e fechar a malha contra a corrupção".

Bolsa de Moscovo fechada. Maior banco russo abandona mercado europeu
A saída do principal banco russo do mercado europeu e a decisão de manter fechada a bolsa de valores de Moscovo resulta do impacto das sanções económicas da comunidade internacional, na sequência do conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

Barril de petróleo Brent abre a cair 1,59%, abaixo dos 100 dólares
O petróleo do Mar do Norte abriu no International Petroleum Exchange nos 99,38 dólares.

Biden fala esta segunda-feira com aliados para coordernar resposta
A Casa Branca anuncia que as conversas servem para debater "os desenvolvimentos" do ataque russo contra a Ucrânia e "coordenar uma resposta unida".

China reitera oposição a sanções contra a Rússia
O Governo chinês acredita que as sanções "não resolverão problemas, mas sim criarão novos".

Ataque russo é "impróprio entre Estados civilizados" e ameaça a Europa
Vários líderes mundiais manifestaram-se contra a ofensiva russa na Ucrânia que se iniciou na madrugada desta quinta-feira.

Putin disponível para "soluções diplomáticas" mas alerta que interesses russos "não são negociáveis"
No dia em que a Rússia assinala o Dia do Defensor da Pátria, Putin afirma que o país "está sempre aberto ao diálogo direto e honesto", mas avisa, no entanto, que os interesses russos "não são negociáveis".

Japão e Austrália anunciam sanções contra a Rússia e territórios separatistas
Em resposta às "ações da Rússia na Ucrânia", o primeiro-ministro japonês disse que o governo vai proibir nova emissões e distribuição de títulos de dívida soberana russa no Japão, bem como o comércio com Lugansk e Donetsk. Já o primeiro-ministro australiano anunciou sanções contra instituições bancárias como o VEB, um dos maiores bancos de investimento e desenvolvimento da Rússia, e o banco militar russo.
