


"O 25 de Abril levou a democracia para dentro da sala de aula"
Uma professora que lecionou antes e depois da revolução de Abril desfia as memórias de tempos em que o autoritarismo nas escolas foi substituído pela liberdade de pensamento.

As mais lidas de 2021. Covid, confinamentos, ambiente e astronomia em destaque
Leia ou releia dez dos artigos que ficaram entre os mais lidos deste ano no site da TSF.

Portugal perdeu Goa há 60 anos e recebeu centenas de refugiados
Portugal preparava-se para o Natal, discutia o Orçamento do Estado para 1962 e descobria a atriz italiana Sophia Loren, quando Nehru surge aos olhos da nação como "um falso pacifista", um dos termos mais brandos usados na imprensa nacional para descrever o primeiro-ministro indiano de 1947 a 1964.

Cabeça de lista fora da Europa? MNE diz ter "muita honra" caso seja essa a decisão da comissão
Augusto Santos Silva lembra, em entrevista a Fernando Alves, na Manhã TSF, que, em 2019, foi o primeiro ministro dos Negócios Estrangeiros em funções que "se candidatou a um deputado por um círculo da emigração". Por essa razão, garante que se essa for a decisão da Comissão Política Nacional do PS, terá "muito gosto" em repetir esse serviço.

Carro oferecido por Hitler a Salazar era mesmo blindado. Esta fuga de Caxias já fez 60 anos
A 4 dezembro de 1961, oito militantes do partido comunista entraram num Mercedes e escaparam da prisão de Caxias, à vista dos carcereiros. Tudo em menos de um minuto. A TSF conversou com Domingos Abrantes, o único fugitivo que ainda pode contar a história.

Militares portugueses suspeitos de tráfico, lesões na seleção e outros destaques TSF
Em dezembro de 2019 foi reportado ao Comandante da Força Nacional Destacada, na República Centro Africana, o "eventual envolvimento de militares portugueses no tráfico de diamantes". A Polícia Judiciária está a fazer buscas no Regimento de Comandos, e noutros cem locais, por suspeitas de tráfico de diamantes e ouro em missões militares.

Militares na mira da maior operação do ano da PJ, o conflito no PS do Porto e outros destaques TSF
Para ler à hora de almoço, tem ainda uma entrevista com Arduino Mangoni , subdiretor do Programa Alimentar Mundial em Madagáscar, sobre a dura realidade das alterações climáticas, as cartas que as vítimas de violência doméstica nunca escreveram e a história de um palácio que é "prisão" e é "conto de fadas", que custou "400 contos" mas agora está à venda por 25 milhões de euros.

Brejoeira: um palácio encantado que custou "400 contos" e está à venda por 25 milhões
Acolheu reis, nobreza e clero, e até um encontro de ditadores, Franco e Salazar. Um empresário do Porto ofereceu-o à filha quando esta cumpriu 18 anos de idade. Hermínia d' Oliveira Pais fez dele a sua casa até morrer em 2015, com 97, e o berço do vinho Alvarinho na região de Monção e Melgaço, criando uma marca que ainda hoje produz "70 a 80 mil garrafas por ano".

Marcelo não foi sensível a "razões partidárias", Cecília Meireles deixa vida política e outros destaques TSF
Chefe de Estado rejeita que a dissolução da Assembleia da República tenha sido a decisão mais difícil que tomou no cargo.

O Ribatejo plantado no meio da Guerra Fria. Já estreou a primeira série portuguesa da Netflix
Estreia, esta sexta-feira, a primeira série portuguesa na plataforma de streaming Netflix. "Glória" é uma história de espionagem, em plena Guerra Fria, que se passa numa vila no Ribatejo.

O preço dos combustíveis, a homenagem a Aristides e outros destaques da manhã TSF
A Rolling Stone fez uma nova lista das 500 melhores canções de sempre e há uma cantada em português.

Aristides de Sousa Mendes ganha um lugar no panteão, mas ainda não tem museu
Aristides de Sousa Mendes tem a partir desta terça-feira honras de panteão nacional. O antigo cônsul de Bordéus, que salvou milhares de judeus do Holocausto nazi, ganha a partir desta terça-feira um túmulo, sem corpo, no espaço que presta tributo a várias figuras nacionais, como Luís de Camões, Vasco da Gama, Infante D. Henrique, Amália Rodrigues, entre outros.

“É hora de resgatarmos os nossos heróis.” Pela mão de Joacine, Aristides é eternizado
Aristides de Sousa Mendes tentou falar com os deputados, mas não foi ouvido. Agora é o Parlamento que lhe concede honras de Panteão.

"O homem que inventou a frase '25 de Abril sempre' merece ser o 25 de Abril"
"Foi ele que me disse: eu vou ser candidato à Câmara Municipal de Lisboa, e penso que seria excelente se conseguíssemos um entendimento entre o PCP e o PS." Carlos Brito, antigo dirigente do PCP, não esquece a aproximação que Jorge Sampaio promoveu numa candidatura inédita à Câmara de Lisboa. Não foi nada fácil vencer os preconceitos dentro do Partido Comunista, admite, mas Jorge Sampaio foi o símbolo do "aplanar das dificuldades". Por esse e outros motivos, o antigo dirigente comunista caracteriza o antigo autarca e Presidente da República como "uma das maiores figuras da nossa democracia ", manifestando, por isso, um "profundíssimo desgosto" pela sua morte.

Costa recebido no velório de Otelo com protesto a pedir luto nacional
Primeiro-ministro explicou que Governo quer manter "coerência e consistência" com homenagens a outras "figuras proeminentes" do 25 de Abril.

Otelo sem luto nacional? Marcelo lembra que também Salgueiro Maia não teve homenagem
Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de enaltecer a grandiosidade de Otelo Saraiva de Carvalho.

Velório de Otelo Saraiva de Carvalho realiza-se esta terça-feira
Corpo será cremado na quarta-feira, em Cascais. Capitão de Abril tinha 84 anos.

Costa elogia dedicação e generosidade de Otelo decisivas para 25 de Abril sem sangue
Otelo Saraiva de Carvalho, militar e estratego do 25 de Abril de 1974, morreu esta madrugada aos 84 anos, no hospital militar.
