
Foto: Photo by Robina Weermeijer on Unsplash
Cientistas da Universidade de Cambridge identificaram quatro pontos de viragem cruciais no desenvolvimento do cérebro, que ocorrem, em média, aos 9, 32, 66 e 83 anos de idade
Um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge descobriu que, ao longo da vida, o cérebro passa por diferentes fases de desenvolvimento em vez de estagnar a partir de um certo período. O estudo teve por base exames cerebrais a quase quatro mil pessoas com idades entre 1 e 90 anos.
A investigação, divulgada pelo jornal The Guardian, revela que a primeira fase de desenvolvimento do cérebro humano é o período da infância, que decorre entre o nascimento e os 9 anos. O cérebro entra depois na fase da adolescência, que só termina aos 32 anos. O estudo mostra que, durante esta etapa, as conexões são mais eficientes, o que resulta num melhor desempenho cognitivo.
Quando chega ao "modo adulto", a transição mais significativa, o cérebro estabiliza e atinge o auge em termos de inteligência e personalidade. É também uma fase influenciada por grandes mudança na vida, como o nascimento de um filho.
A partir dos 66 anos, as conexões no cérebro diminuem e começa a fase do envelhecimento precoce. Esta etapa dura até aos 83 anos, altura em que o cérebro entra no "envelhecimento tardio", porque a substância branca do encéfalo começa a degradar-se.
A investigadora Alexa Mousley, que liderou o estudo, defende que a descoberta pode ajudar a perceber os fatores de risco para transtornos de saúde mental, já que permite identificar quando é que o cérebro e as respetivas conexões são mais vulneráveis a perturbações.