"Gravidade zero." Trinta jovens portugueses vão saber como é ser astronauta por um dia
Os participantes foram escolhidos entre um grupo de mais de 550 candidatos, numa adaptação do verdadeiro processo de seleção de astronautas.
Corpo do artigo
Um voo com sensação de gravidade zero, mesmo como se estivesse no meio do espaço. É um dos pontos altos do programa "Zero-G Portugal - Astronauta por um Dia", lançado pela Agência Espacial Portuguesa, que decorre, este fim de semana, em Beja.
"O avião sobe durante algum tempo, falamos de cerca de dois quilómetros, e, depois, cai em queda livre. É exatamente a sensação que os astronautas sentem quando estão, por exemplo, na Estação Espacial Internacional. Só que, claro, os astronauta sentem isto o tempo todo e os participantes vão poder sentir isto cerca de vinte a trinta segundos, durante 16 vezes", explica à TSF Marta Gonçalves, gestora do projeto, que vai já na segunda edição - e que está já a inspirar outros países europeus, como o Luxemburgo (a Alemanha e a Estónia podem ser os próximos), a aplicá-lo também.
Estes trinta jovens foram escolhidos de entre um grupo de mais de 550 candidatos, num processo que é "uma adaptação do verdadeiro processo de seleção de astronautas", refere a responsável. "Tem quatro fases: uma primeira que é uma candidatura com algumas perguntas simples e a submissão de um vídeo (...); uma segunda fase que pode avaliar um bocadinho as qualidades de perceção espacial e a memória; uma terceira fase de aptidão física, com testes físicos, e uma última fase, que é a entrevista final."
TSF\audio\2023\09\noticias\01\rita_carvalho_pereira_astronautas_sono_mariana_sousa_aguiar_
"Eu já me tinha candidatado no ano passado, mas, infelizmente, não passei numa das provas, então fiquei com esta vontade de concorrer outra vez... e até correu bem", conta Miguel Soares, de 17 anos, um dos participantes selecionados.
A quem também correu bem foi Beatriz Jorge, de 16 anos, que fala numa entrevista "fora da caixa". "Algumas perguntas foram assim mais inesperadas", diz, recordando que lhe perguntaram que objeto levaria com ela para Marte para representar Portugal. "Como sou do Norte, a primeira coisa que me veio à cabeça foi o Galo de Barcelos!", ri.
Além de voarem como se estivessem no espaço, este fim de semana, os participantes vão também poder conhecer um verdadeiro astronauta da Agência Espacial Europeia - o alemão Matthias Maurer. "Espero que ele nos conte como é que foi a sua experiência. No fundo, que não nos diga que aquilo vai correr mal e que nos passe o que é o melhor da gravidade zero", afirma Miguel.
Marta Gonçalves sublinha que o grande objetivo da iniciativa é não deixar que os jovens se afastem do espaço: "Quando nós somos crianças, é muito fácil sentir o fascínio, sonhar ser astronauta, olhar para o céu e ficar maravilhado. Com o avançar da idade, achamos que o espaço é algo que está muito distante e que é só para pessoas com capacidades muito extraordinárias. A ideia aqui é mostrar que o espaço está muito mais ao nosso alcance do que, por vezes, achamos".
No que toca, pelo menos, a Beatriz, a experiência pode ajudar a tomar uma grande decisão: "Ainda não tenho bem a certeza do que é que quero ser, mas sempre soube que o espaço me fascina, então, era algo que eu queria conhecer mais. Pode ser que isto me dê mais certezas".
No último ano, 320 portugueses responderam à campanha de recrutamento da Agência Espacial Europeia, mas nenhum conseguiu segurar um lugar. Quem sabe se não é mesmo daqui que sai o primeiro astronauta profissional português.