Startup portuguesa permite às empresas pagamento de salários a qualquer dia do mês
A Paynest ajuda as empresas a oferecer condições mais flexíveis de pagamento de salários enquanto combate o endividamento.
Corpo do artigo
E se pudesse receber o seu salário a qualquer dia do mês, sem ter de esperar que o mês termine? É isso que a startup Paynest está a levar a várias empresas. Ajuda os empregadores a oferecer condições mais flexíveis de pagamento de salários aos trabalhadores com o objetivo de combater o endividamento. Arrancaram em empresas portuguesas no final do ano passado e neste momento atuam também na Grécia e em França.
"A saúde financeira dos colaboradores é o maior problema que as empresas têm. As empresas já ajudam muito na parte de saúde física e mental, mas ainda fazem pouco na parte da saúde financeira e é aí que nós atuamos. Removemos toda a fricção financeira que há na empresa. A empresa tem muito a ganhar com isso, tanto tempo como dinheiro, e ao colaborador damos uma plataforma financeira que dá acesso a salário on demand sem juros, sem taxas para que não usem microcréditos. Damos coach financeiro personalizado e qualificado", explicou à TSF Nuno Pereira, fundador da Paynest.
Além desta funcionalidade, a aplicação da startup disponibiliza também artigos sobre literacia financeira e acesso personalizado e confidencial a uma equipa de coaches da área. Em breve terão também um gestor de despesas para evitar que os trabalhadores tenham de guardar recibos.
"É automaticamente reembolsada pela empresa, o que ajuda a pessoa a ter muito melhor saúde financeira e é aí que queremos muito atuar", anunciou o fundador da startup.
Logo que a empresa contrate os serviços da startup, os trabalhadores só têm de instalar a aplicação para aceder, de imediato, às parcelas de ordenado disponíveis, correspondentes aos dias já trabalhados. Algo que, segundo Nuno Pereira, ajuda os trabalhadores a ver "quanto é que o trabalho daquele dia valeu" e a combater o absentismo.
"Alguns clientes nossos queixam-se de que há colaboradores que preferem ir trabalhar no restaurante da esquina do que fazer horas extra no trabalho porque o restaurante paga na hora, em cache ou por MB Way. Essa valorização é muito importante. Estamos a ajudar as empresas a trazer isso para o seu mundo, ajudar a ter muito mais flexibilidade e a sentir a gratificação instantânea do trabalho, que é muito importante para motivar as pessoas. No fim é win-win para os dois", acrescentou.