Rápido, indolor e não invasivo. Aparelho permite detetar diabetes ou colesterol e tem mão portuguesa
Em pouco mais de dez segundos, o dispositivo da Vibo Health avisa em caso de pré-diabetes ou colesterol alto, dois "assassinos silenciosos". O Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, participa no desenvolvimento deste aparelho.
Corpo do artigo
A Vibo Health quer ajudar as pessoas a detetar doenças mais cedo. Em cerca de dez segundos, um dispositivo inteligente mede, por exemplo, os níveis de glicose no sangue, prevenindo a diabetes. Tudo de uma forma rápida, indolor e não invasiva.
"O nosso software é capaz de dizer-lhe como está todos os dias ou todas as semanas. É completamente não invasivo, lê coisas como a glicose, utilizando uma tecnologia que as pessoas conhecem como a 'imagiologia'", explica à TSF Gil Travish, CEO e fundador da Vibo Health.
Para fazer este "check-up" é simples: basta colocar um dedo dentro do aparelho e em pouco mais de dez segundos recebe o resultado. "O dispositivo dá uma pontuação, que poderá ser melhorada através de dieta, exercício ou nutrição, ou alertas de pré-diabetes ou colesterol alto, que são assassinos silenciosos", assinala.
Quando é emitido algum aviso, a recomendação é ir ao médico.
Este scanner ainda está em desenvolvimento, mas o objetivo a longo prazo é estar disponível em qualquer lugar, desde o local de trabalho aos ginásios e às farmácias, para que as pessoas possam verificar se a saúde está em dia.
Trata-se apenas de uma "análise simples". "Não fazemos o diagnóstico propriamente dito, deixamos isso para os profissionais de saúde, mas podemos dar uma orientações do que fazer. Se já foram diagnosticados, podemos ir fazendo atualizações", refere.
Com este projeto, a Vibo Health quer "desempenhar um papel importante, especialmente na procura daquilo a que se chama o 'pré-paciente', antes de entrar no sistema de saúde".
Ainda não há uma data para o lançamento deste dispositivo, mas Gil Travish acredita que em dois anos tudo poderá estar pronto. "Depende das angariações de fundos", confessa.
A Vibo Health está localizada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e em Portugal, através do Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, que também participa no desenvolvimento deste dispositivo que promete rastrear a saúde de todos de forma inteligente.