A Carolina do Sul vota este sábado no processo de escolha do candidato republicano às presidenciais de novembro. O enviado especial da TSF, Paulo Tavares, passou por algumas assembleias de voto, e ouviu as razões de quem decidiu votar em Donald Trump, o candidato mais bem colocado nas sondagens.
Corpo do artigo
Há um eleitorado jovem que está cansado da forma como os políticos em Washington têm funcionado nos últimos anos, e por isso está a optar pelo voto em candidatos como Donald Trump.
Paulo Tavares falou com um desses eleitores.
As motivações de Richard Harrison, de 33 anos, são, no fundo, um resumo do que se está a passar na corrida republicana. "Ele é anti-sistema. Eu era republicano, mas eles já não representam as minhas posições numa série de assuntos como os temas sociais, não me interessa o casamento 'gay' ou o aborto, e não acho que ele seja racista ou sexista. Mas, diz o que pensa, não é politicamente correcto. Acho que vai ser bom para a América".
Richard diz que "era" Republicano e vai votar em Trump, um candidato ...Republicano.
A frase diz tudo sobre a forma como os eleitores mais jovens olham para Donald Trump, e também para Bernie Sanders. "Também gosto do Bernie Sanders do lado democrata, pelas mesmas razões... estou farto de ser sempre a mesma coisa de oito em oito anos. Mudamos de presidente e nada acontece!"
Richard Harrison dá o exemplo da substituição do juiz Antonin Scalia. "Um juiz do Supremo morre, os republicanos não indicam ninguém, e os democratas dizem que é uma vergonha, mas quando Reagan era presidente foi exactamente ao contrário. É sempre a mesma coisa de oito em oito anos... por isso é que eu gosto do Donald Trump e do Bernie Sanders, podem ser algo de novo e forçar os partidos a mudar a forma como funcionam".
Insatisfação, voto de protesto, já vimos isto noutros lados. Aqui, dizem alguns analistas, tudo pode acabar com o nascimento de um terceiro partido.
A TSF acompanha o ano presidencial nos Estados Unidos no âmbito de uma parceria com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento.