Nas primárias republicanas, na Carolina do Sul, não é preciso ganhar para fazer a festa. Esta noite, a vitória de Donald Trump foi clara, mas quer Marco Rubio, quer Ted Cruz, encontraram razões para festejar. Reportagem de Paulo Tavares.
Corpo do artigo
O enviado especial da TSF passou pelas duas festas e ouviu discursos dirigidos a eleitores que é preciso caçar nas próximas semanas.
A governadora Nikki Haley abriu a festa: "É uma grande noite na Carolina do Sul".
Depois da derrota pesada em New Hampshire, Marco Rubio renasceu na Carolina do Sul.
O senador da Flórida ficou a 10 pontos de Trump, mas conquistou mais mil e poucos votos que Ted Cruz, e viu Jeb Bush desistir da corrida.
Foi quanto baste para cantar vitória, dizer que a corrida, agora, é a três, e que vai ganhar a nomeação.
"Depois desta noite esta tornou-se uma corrida a três e vamos vencer".
Agora é preciso ir à procura dos votos de protesto que estão com Donald Trump, daí a ideia de uma nova geração de conservadores.
"Esta noite, aqui na Carolina do Sul, a mensagem é clara. Este país está preparado para uma nova geração de conservadores que nos guie no Séc. XXI."
Marco Rubio fechou a noite a falar para as bases.
"Vamos lutar por vocês porque viemos de onde vocês estão agora. Porque vivemos como vocês vivem agora. E sabemos que um governo limitado, a livre iniciativa, e umas forças armadas fortes, ...é o melhor para mim, para vocês, e para os Estados Unidos da América."
A menos de uma milha de distância, Ted Cruz jogou o principal trunfo. É o único que já derrotou, e que pode voltar a derrotar, Donald Trump.
Numa sala meio vazia, e cheiro forte a pipocas (eram à borla...) o senador do Texas terminou em tom triunfal. "Vamos ganhar a nomeação republicana, vamos derrotar os democratas em novembro, e vamos recuperar esta última esperança da humanidade que são os Estados Unidos da América.
A TSF acompanha o ano presidencial nos Estados Unidos no âmbito de uma parceria com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento.