Depois da Carolina do Sul, Donald Trump ganhou o caucus no Nevada. Uma vitória larga em relação aos outros candidatos republicanos.
Corpo do artigo
É a terceira vitória de Donald Trump, que surge cada vez mais confiante na corrida republicana. Depois de New Hampshire e da Carolina do Sul, esta terça-feira ganhou o caucus do Nevada. Mesmo sem todas assembleias de voto apuradas, o candidato já reclamou a vitória. De acordo com as projeções, mais de 40% dos eleitores escolheram Trump. Terá eleito 12 delegados, contra cinco de Marco Rubio e outros cinco de Ted Cruz.
Com estes resultados, confirma-se a tendência para uma corrida republicana mesmo a três. Mas Donald Trump está confiante que vai resolver a questão antes do fim das Primárias.
"Se calhar nem vamos precisar de dois meses", disse Trump no discurso de vitória. "Esta noite conseguimos 45,46% e amanhã vão ouvir: 'Bem, se der para pegar nos outros candidatos e juntá-los...' Porque os outros candidatos juntos valem 55%! Mas eles estão sempre a esquecer que quando alguém desiste nós ganhamos muitos votos!".
O candidato republicano considera que os resultados alcançados mostram que a candidatura é cada vez mais abrangente. "Ganhámos com os evangélicos, com os jovens, com os velhos, com os que têm formação superior, com os que não têm formação... Eu adoro os que têm poucos estudos! Ganhámos com os mais inteligentes, os mais leais... mas sabem o que me deixa mesmo feliz? 46% no voto dos latino-americanos, 46%! Número 1 nos latino-americanos. Estou mesmo feliz!".
O próximo passo nas Primárias Republicanas é a "Super Terça-feira", dia 1 de março. Treze estados escolhem o candidato que deve concorrer às Presidenciais pelo partido.