Como se explica o "fenómeno Trump"? Robert Oldendick, professor de Ciência Política há mais de 40 anos, fala de um candidato politicamente incorreto, que dá voz às preocupações de muitos norte-americanos.
Corpo do artigo
Donald Trump parece ter a vitória assegurada nas primárias da Carolina do Sul. A média das sondagens desde segunda-feira revela uma vantagem de quase 16 pontos sobre Ted Cruz e Marco Rubio.
Na opinião de Robert Oldendick, especialista em comportamento eleitoral, a dinâmica de vitória de Trump pode ser imparável, sobretudo porque o candidato parece imune a ataques e a "tiros nos pés".
O professor de Ciência Política na Universidade da Carolina do Sul considera que a ascensão política de Donald Trump é um caso de estudo. "Temos um candidato politicamente incorreto, que diz muitas das coisas que as pessoas estão a sentir. E as pessoas respondem e dizem 'este tipo está a dar-me uma voz!'".
A entrevista a Robert Oldendick pode ser ouvida na íntegra esta sexta-feira, depois das 15:30, na TSF.
A TSF acompanha o ano presidencial nos Estados Unidos no âmbito de uma parceria com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD).