É oficial. Trump declara emergência nacional para construir muro na fronteira com México
Donald Trump justifica que "a invasão de drogas e de pessoas e é inaceitável", o que o leva a tomar a decisão de decretar a emergência nacional.
Corpo do artigo
O Presidente dos Estados Unidos declarou emergência nacional para financiar a construção do muro na fronteira com o México, como já tinha sido revelado por um porta-voz da Casa Branca na quinta-feira.
A declaração assinada esta sexta-feira por Donald Trump permite usar fundos federais para avançar com o muro sem a aprovação do Congresso.
"Vou assinar a emergência nacional, já foi assinada várias vezes antes", anunciou o chefe de Estado em direto na Casa Branca, justificando que a medida já foi tomada por outros Presidentes e "raramente foi um problema".
Donald Trump falou do tráfico de droga, mas também do tráfico humano para clarificar a medida tomada, reforçando que esta é mais do que uma promessa de campanha eleitoral. Em causa está a exigência de 5,7 mil milhões de dólares para a construção do muro, um valor que foi chumbado e que obrigou Trump a declarar a emergência nacional.
"É algo bom de fazer porque temos uma invasão de drogas e de pessoas e é inaceitável", afirmou o Presidente dos EUA durante o discurso.
Durante a tarde, a porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders partilhou uma fotografia onde se vê Donald Tump a assinar o documento.
President @realDonaldTrump signs the Declaration for a National Emergency to address the national security and humanitarian crisis at the Southern Border. pic.twitter.com/0bUhudtwvS
- Sarah Sanders (@PressSec) 15 de fevereiro de 2019
LEIA MAIS:
- Trump vai declarar emergência nacional para construir muro com o México
- Trump justifica muro entre EUA e México com "crescente crise humanitária"
- Trump admite que militares possam construir muro na fronteira com México