
DR
Corpo do artigo
O restaurante Ave Dourada, na localidade de A-dos-Cunhados, Torres Vedras, fica perto de Lisboa e, no entanto, sentimo-nos como num retiro, em cada refeição. Há uma certa atmosfera marítima no ar que se respira e uma notável proximidade de produto em tudo o que nos é servido. Entramos e é colocado na mesa, a nosso pedido, pão torrado com manteiga, que exploramos com uma belíssima pasta de sardinha e manteiga de alho. Quando há ouriços-do-mar, faz-se uma deliciosa manteiga de ouriço, de sabor exótico e intenso. Se estamos em toada marisqueira, podemos optar por uma refeição inteiramente dedicada a essa gloriosa secção. Há ostras da Ria Formosa ao natural, fresquíssimas e saborosas. Faz-se excelente camarão al ajillo, a famosa combinação com azeite e alho que nunca falha. As amêijoas à Bulhão Pato são excelentes, feitas como a gente gosta. Há gamba listada do Algarve, que representa, só por si, excelência atlântica. Percebes cozidos ao natural, para debulhar à mão com um bom vinho branco ao lado. Fundamental não esquecer de abrir as unhas, que contêm os deliciosos cílios. E prepara-se o lavagante como em raras marisqueiras.
Os pratos de peixe honram o melhor produto que o mar do dia traz. A grelha é muito competente, e se quisermos um bom peixe assado no forno, também estamos garantidos. É belíssimo o bacalhau com natas que a cozinha produz, cremoso como se quer, saboroso como se deseja. O polvo assado é muito bom, tenrura e sabor, e vem acompanhado de batata a murro e feijão-frade. Faz-se um arroz de peixe glorioso, que dá para duas ou mais pessoas. Satisfação garantida. E há uma massada de peixe à chefe que vai querer experimentar.
Nos pratos de carne, espera-nos a posta de vitela à nossa moda. Trata-se de um naco de vazia grelhado com batata frita ou assada a murro e legumes, e é de sonhar acordado. O bife à Ave Dourada, extraído da vazia, e frito com camarão, configura a preparação surf and turf e é magnífico. Também é muito boa a espetada de vitela, bem apaladada e amiga da partilha. Gosto muito do bife na frigideira, peça do pojadouro frita na sertã e apresentada com molho de natas, ovo estrelado e batata frita. Há febras de porco grelhadas com camarão frito e servidas com batata frita, arroz e salada. E da grelha sai também bom frango à moda da Guia.
Como sobremesa, fica muito bem servido com o berlengueiro com doce de ovo, espécie de queque recheado quente que nos enche as medidas da alma. No final, partimos esvoaçantes nas asas desta grande ave dourada.