
DR
Corpo do artigo
O restaurante Soadro do Zêzere, em Valhelhas, distrito da Guarda, representa e demonstra a força da família. A chef Rosa Maria Carvalho governa os fogões desta maravilhosa casa desde a fundação, em 1974. A cozinha praticada é de cariz familiar, pelo que vingam as raízes e a proximidade no cardápio. Comece a refeição com uma bela e substancial sopa da Beira. Entrada formalmente equivalente é a deliciosa e clássica morcela da Guarda com maçã camoesa. É um dos grandes petiscos do mundo e claro que lhe fazemos as honras. Faz-se uma boa tiborna de tomate e presunto, exacerbando as mais valias do tomate e presunto de aqui perto. O vinho proposto pela casa é um branco da prodigiosa e ainda pouco conhecida Fonte Cal, e é a escolha certa para toda a refeição. Urge conhecê-la melhor. Gosto muito também da singela e sápida combinação de pêra, queijo de cabra e nozes, a proximidade a conquistar o nosso coração.
Nos pratos de peixe, temos deliciosas e fresquíssimas ostras do Sado, vindas directamente de Setúbal. Também há camarão tigre de Moçambique, que configura metade da refeição e é muito bom. Dá para partilhar, pois vêm duas unidades para a mesa. É fantástica a lula com batata doce que sai da cozinha, uma vez mais assente na extrema qualidade do produto. E não podia faltar uma boa posta de bacalhau assado com batata a murro e legumes. Regada com excelente azeite, é gloriosa.
Nos pratos de carne, mantém-se o paradigma da cozinha de raízes. A nossa Rosa Maria produz uma fantástica cabidela de galo com arroz Carolino do Mondego.
Paulo e Nélson Carvalho, filhos da nossa chef, animam a refeição e cuidam por que tudo decorra com a maior qualidade. Nélson tem particular aptidão para a secção vínica, ele próprio produz vinhos de gabarito na região. Aproveite para conhecer a bem local vitela jarmelista, que aqui se processa e apresenta assada com batata Agria assada e esparregado. Delícia garantia. Faz-se um fantástico cabrito grelhado na brasa ou assado no forno, que nos prende a alma ao Soadro para sempre. Também gosto muito do pato assado com castanhas e salada de beterraba. Todo um tratado culinário.
Para terminar a refeição em beleza, há uma seleção notável de queijos de cabra e ovelha para acompanhar com bom pão, marmelada e compotas caseiras. E há sempre sobremesas caseiras do nosso agrado. O Soadro do Zêzere dispõe de um excelente alojamento, pelo que pode ficar para o dia seguinte ou por uma temporada, e continuar a usufruir desta grande mesa.