
O leitão tem trono nobre aqui, e é um dos raros locais onde se come bom leitão assado à Bairrada fora da Mealhada
DR
Corpo do artigo
O restaurante Abílio Marques, em Aveiro, é um daqueles lugares que todos gostaríamos de ter perto de casa. Está em laboração contínua há mais de 40 anos de, este que era conhecido como Abílio dos Frangos. Configura serviço público exemplar, tal a qualidade da cozinha praticada. O leitão tem trono nobre aqui, e é um dos raros locais onde se come bom leitão assado à Bairrada fora da Mealhada. Já agora, registe-se a qualidade excelsa da feijoada de leitão que, juntamente com a ótima chanfana praticada, configura sucursal bairradina do sabor.
Mas comecemos pelo princípio. Nesta casa há espaço para muitos comensais, em salas contíguas de serviço exemplar. Entradinhas e frituras diversas começam a vir para a mesa. Falo de rissóis de camarão e da carne, bolinhos de bacalhau e croquetes, para começar. Cuidado com os ingredientes, aprumo na fritura e quase estamos aviados. Só que ainda falta todo o resto, e vamos a ele com ânimo e vigor. Da poderosa cozinha do Abílio Marques sai um belíssimo bacalhau com natas. Assim como um outro, à lagareiro, que é fantástico. Azeite abundante a banhar uma excecional posta de bacalhau. Gosto muito e recomendo vivamente a caldeirada de enguias. Afinal, estamos em Aveiro, em cujas águas as melhores procuram abrigo. É um dos caldos mais ricos do nosso país. Também se faz aqui um grande arroz de marisco, estamos perto dos arrozais do melhor arroz Carolino, e o mar está a poucos quilómetros. Cabe dizer, a encerrar as recomendações de pratos de peixe, que há filetes de pescada muito bons, de polme e fritura irrepreensíveis. São normalmente acompanhados de salada russa, mas também vão muito bem com o arroz de tomate da casa.

Nos pratos de carne estamos garantidos. O suculento e estaladiço leitão assado à Bairrada não falha e nunca nos deixa ficar mal. E claro que é aqui que se faz o melhor frango de churrasco da região. De resto, está no ADN deste restaurante desde a fundação. Matéria-prima de primeira, temperos afinados, e muita ciência de brasas e lenha. É excelente e copiosa a costeleta de novilho na brasa, feita segundo as nossas vontade e prescrição. Das brasas saem bons bifes, dos cortes mais nobres do bovino. E os rojões de porco configuram perdição.

Nas terminações doces não posso deixar de referir a aletria. Sobremesa simples, que aqui é executada com sublimidade. O bolo de bolacha segue uma receita especial, desenvolvida na casa, agrada sempre. A mousse de chocolate é mais que recomendada. Recomendado mesmo é o regresso ao restaurante Abílio Marques. Muitas vezes.