
Foto: DR
O restaurante Casa Arouquesa, em Viseu, é tentação permanente para os sentidos dos amantes de boa carne. O proprietário Paulo Pinheiro congrega diariamente uma horda de aficionados e adeptos incondicionais dos bons momentos. O espaço convida ao convívio vagaroso e à partilha com amigos. A carta de vinhos é vasta e repleta de bons títulos. É de resto motivo do orgulho do mestre Paulo.
Há entradas ótimas e apelativas. Caso, por exemplo, da alheira assada, que vem para a mesa crocante e cortada em pequenos toros prontos para a exploração petisqueira. Irresistível. Faz-se um carpaccio de vitela digno da alta cozinha italiana, aqui utiliza-se a vitela arouquesa em todas as frentes e variantes. A chouriça grelhada da casa configura pura guloseima. Sou fã incondicional desta delícia tipicamente beirã. Os croquetes aqui são uma maravilha, feitos com carne selecionada e primorosamente fritos. E há burrata italiana com carpaccio de tomate que é muito bem-vinda na fase inicial da refeição.
Nos pratos principais, reinam os bifes especiais. O meu favorito é o bife de alcatra de 300 gramas. Mas há mais. Vazia e filé mignon, por exemplo. Processados no ponto exato que pedimos e acompanhados de batata frita, arroz branco e legumes. Há um copioso costeletão ao qual sozinhos não conseguimos fazer devidamente frente. Sai fantástico da bem domada grelha da Casa Arouquesa e pode vir fatiado para a mesa, torna tudo muito mais fácil. Faz-se um filé à Jefferson com molho trufado e massa tagliatelle que é todo um tratado e sabe pela vida. E há bife wellington, com a tradicional duxelle de cogumelos, presunto e envolvida em massa folhada que todos admiramos e queremos.
Faz também parte das especialidades da casa a fantástica vitela assada no forno, que vem acompanhada por batatas assadas e arroz branco. Tenríssima e muito saborosa. O camarão tigre à chefe é imperdível e muito bem apaladado. Mas há vida além da grelha e do carvão. Por isso, por que não aventurar-se e optar por um risoto de camarão? Leva espargos frescos e um toque de pesto de manjericão e é maravilhoso. Faz-se esparguete à bolonhesa muito bom, cremoso e fino, como a gente gosta. E há excelente bacalhau assado à Arouquesa com batata a murro que em dias menos voltados para a carne apetece muito.
Nas terminações doces, tem um magistral bolo de bolacha com molho de manteiga ao seu dispor. É a minha sobremesa favorita aqui. Faz-se um tiramisu fabuloso. E a mousse de chocolate caseira é inesquecível. Saímos com a próxima visita já em mente.