
Foto: DR
A marisqueira Novo Mariano, no centro de Macedo de Cavaleiros, é um verdadeiro oásis. Fica numa casa bonita e na sala estamos como no fundo do mar. O aquário de proporções generosas não engana, é mesmo verdade que existe este fantástico reduto, pronto a servir-nos com o melhor do reino de Neptuno.
À laia de entrada, vem alheira grelhada, queijos de cabra e de ovelha. Produto de excelente qualidade, de resto como tudo neste maravilhoso lugar. Não é por acaso que a fauna gourmet local traz aqui a família em celebração, e os casais escolhem a Novo Mariano nos momentos mais especiais. Serve-se também a plêiade de fritos que nos encantam e prendem. Há belíssimas ostras ao natural, que nos fazem sentir na rebentação, como se estivéssemos junto ao mar. E faz-se uma salada de polvo de tenrura e sabor a toda a prova. Nem sempre há lingueirão, mas quando tal acontece, tanto na preparação à Bulhão Pato como ao natural é imperdível.

Estamos, como é normal, em plena empreitada marisqueira. Faz-se uma mariscada que pede companhia, para fazer face à diversidade do que nos é colocado na mesa. Sapateira recheada como a gente gosta, bem apaladada, é um desafio para os sentidos e acompanha normalmente o batalhão de lagostins, percebes, gambas e camarão da costa. Há excelentes vinhos na garrafeira da casa, e este é o momento de abrir uma boa garrafa de branco. A exploração do receituário do Novo Mariano merece e precisa de conferência. Faz-se um excelente arroz de marisco à boa maneira antiga. O mesmo é dizer com um caldo inicial de grande valor culinário, à maneira da bisque. Vem para a mesa quente e servido em tacho, como nos encanta a todos.
O polvo à lagareiro é feito com o maravilhoso azeite da região, configura gula e perdição. Claro que há ótimo bacalhau com grão de bico, também se pode fazer assado na brasa, ambos servidos com batata a murro. É genial a massada de peixe e marisco que a cozinha prepara com cuidado e carinho. Sabe pela própria vida e damos o nosso melhor para lhe fazer as loas que lhe são inteiramente devidas. Há cataplanas fantásticas, feitas tesouro marinho, que nos colocam a caminho do céu.
Nos pratos de carne encontramos boas soluções. Não há marisqueira que não tenha um bom bife e aqui não é exceção. Faz-se um bom bife da vazia frito à portuguesa. E há cozido à portuguesa, consulte antes de ir para confirmar.
Para terminar, vá pelo arroz doce ou uma boa e rica mousse de chocolate. E volte, muitas vezes.