O jardim do Museu Soares dos Reis, no Porto, é palco, nos dias 8 a 10 de setembro, do Vinho Verde Essência Festival. Concerto dos GNR encerra programa diversificado a pensar nas famílias.
Corpo do artigo
Cerca de 40 produtores vão marcar presença no evento centrado no vinho verde, que decorre, no jardim do Museu Nacional Soares dos Reis, nos dias 8 a 10 de setembro, e durante os quais arte, vinhos verdes, gastronomia e música dão cor, sabor e som a um programa diversificado.
Em prova vão estar os vinhos brancos, leves e frescos; outros mais complexo, gastronómicos e longevos; rosés; tintos e espumantes produzidos na região dos Vinhos Verdes, no noroeste de Portugal, onde pontificam, entre outras, as castas Alvarinho, Avesso, Loureiro, Azal.
Em paralelo, haverá provas comentadas orientadas pelos especialistas da Revista de Vinhos, que darão a conhecer, em particular, a diversidade e as características específicas de cada casta.
Gastronomia em destaque
No capítulo gastronómico, a cozinha de autor será um dos pontos fortes com dois banquetes (lotação limitada aos lugares disponíveis) com assinatura dos chefes Rui Paula, Angélica Salvador e Tiago Bonito.
Em paralelo, Daniela Cunha, autora de um" blogue" de culinária, convida os participantes a colocarem as mãos na massa. Objetivo; confecionar um receituário criativo, mas, simultaneamente, muito fácil de replicar em casa.
A outro nível, para confortar o estômago, quatro restaurantes - Habitat; Obicá; Tokko e Sagardi Cozinheiros Bascos - apresentam propostas diversificadas, que vão dos sabores mediterrânicos às cozinhas italiana e japonesa ou às carnes na grelha.
A comida de rua é alternativa, graças à presença de A Camionete (sanduíches tradicionais), Da Ilha (sabores madeirenses, incluindo bolo do caco), Pé na Horta (hambúrgueres), Presunto e Ovo (sanduíches populares) e Segreti Chef (gelados artesanais, alguns elaborados a partir de Vinho Verde, crepes e batidos).
Os Azeitonas em palco
A pensar na gente de palmo e meio, haverá jogos, oficinas de ilustração e a hora do conto.
Em termos musicais, vários DJ"s garantem sonoridades mais alternativas face ao cartaz de concertos preenchido, no palco principal, com o grupo Cravo& Canela Roda de Samba (dia 8 (sexta-feira), às 21h30 horas.
No sábado (dia 9). Os Azeitonas tocam, a partir das 21h10 horas, alguns dos temas mais conhecidos do seu repertório.
A fechar, no domingo (dia 10), será a vez dos GNR atuarem às 18 horas.
Um final, decerto, apoteótico deste vasto programa organizado pela Essência Company com o patrocínio da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e o apoio da Câmara Municipal do Porto.
Todas as informações e aquisição de ingressos online (10€ com direito a copo e duas degustações) em www.essenciafestival.com
Horário: dia 8 (sexta feira), entre as 17h00 e as 24h00 horas; dia 9 (sábado), das 12h00 às 24h00 horas) e dia 10 (domingo, entre as 12h00 e as 22h00 horas.