A Vinipax, certame dedicado aos vinhos do Alentejo, integrado na diversificada mostra designada Patrimónios do Sul, conta com quatro dezenas de produtores da região e de outras latitudes e um programa alargado à gastronomia.
Corpo do artigo
O Parque de Feiras e Exposições/Manuel Castro e Brito daquela cidade alentejana é de novo o cenário de uma feira que, entre os dias 5 e 8 de outubro, dá a conhecer a cultura dos vinhos do Sul e de outras regiões de Portugal e da Moldávia.
A 14.ª edição da Vinipax conta com a participação com o estatuto de convidada da região da Beira Interior, num certame em que estarão presentes várias associações ligadas ao vinho e os municípios de Vidigueira, Mértola; Oeiras e Ourique, este último promovendo degustações de presunto de porco alentejano.
Para Paulo Arsénio, presidente da edilidade bejense, organizadora do certame, que conta com 39 produtores que representam 60 marcas e mais de 300 referências, «vai ser dado um ênfase particular aos vinhos de Beja e de talha. O vinho é um dos elementos centrais da economia local, fator potenciador do turismo e ainda um dos embaixadores de excelência do concelho de Beja w da região», sublinha o autarca.
Uma das novidades da edição deste ano é a Loja de Vinhos com um horário alargado.
Provas comentadas e Sul à Mesa
Na programação da Vinipax destacam-se as habituais provas comentadas pelos produtores e as harmonizações no Espaço Sul à Mesa, onde marcarão presença renomados chefes.
No dia 5 de outubro (15h00), bacalhau d'oro e abanicos de porco alentejano com especiarias marroquinas, arroz amarelo de Alter do Chão com feijão e pickles de cebola roxa é a proposta do chefe Filipe Ramalho.
Pouco depois (17h00), o crítico Manuel Baiôa fará uma prova comentada tendo como tema os vinhos da Beira Interior.
No dia seguinte (6.ª feira), Pedro Rolim vai ensinar (16h45) a preparar um coelho bravo frito e açorda seca de lúcios. Mais tarde (18h00), há uma prova de harmonização do presunto de porco alentejano de Ourique (IGP) com vinho de talha de Vila de Frades (Vitifrades).
Em seguida (18h40), o chefe Luís Rocha prepara faisão braseado com molho 23 barricas.
O programa tem continuidade no sábado (dia 7 de outubro) com o chefe António Nobre a confecionar (11h30) uma açorda de perdiz com grão.
Às 15h00, o chefe João Engana prepara um bacalhau à alentejana, seguindo-se o estrelado chefe Henrique Sá Pessoa (17h30): sopa de cação e presa alentejana com migas e grelos são as propostas.
O programa inclui ainda (19h00) uma prova dedicada aos vinhos de Beja escolhidos e comentados pelo enólogo Aníbal Coutinho.
No último dia (8 de outubro), "Cakery by Sofia Coutinho" abre o programa ao final da manhã (11h30) com receitas para a família.
A chefe Saudade Camião entra em ação (15h00) para confecionar sopa de tomate com toucinho e linguiça frita, seguindo-se (16h30) o chefe João Mourato com lagostim do rio à Bulhão Pato, gema a baixa temperatura e paia de toucinho e arroz cremoso de cogumelos e cachaço de porco alentejano assado.
Para terminar, provas comentadas por Manuel Baiôa (Quint ado Quetzal) e Aníbal Coutinho (Vinho de Talha).
Esta edição da Vinipax conta com a presença de 11 jornalistas estrangeiros relacionados com o mundo do vinho e do enoturismo. Uma aposta da organização na internacionalização do evento, o maior do género no território a sul, tendo como objetivo a promoção dos produtores locais e do Alentejo.