Um avião Airbus A320, que partiu de Barcelona em direção a Dusseldorf, caiu esta manhã na região de Digne-les-Bains, em França. Governo francês informou que não há sobreviventes e que o aparelho caiu numa zona «de neve, inacessível» a veículos.
Corpo do artigo
«O avião despenhou-se no maciço de Estrop. É uma zona de neve, inacessível para veículos, mas que pôde ser sobrevoada por helicópteros», disse o secretário de Estado dos Transportes francês, Alian Vidalies.
Segundo o responsável, «as condições meteorológicas não eram especialmente más» no momento do acidente e o avião não era especialmente antigo.
O avião Airbus da companhia aérea Germanwings despenhou-se esta manhã nos Alpes franceses, na região de Digne-les-Bains, de acordo com informação disponibilizada pela polícia e pelo instituto francês de aviação civil.
O presidente da companhia alemã Germanwings precisou que a bordo do Airbus A320 da companhia que hoje se despenhou seguiam 150 pessoas e não 148, como se pensava, noticiou a agência France Presse.
O secretário de Estado dos Transportes de França, Alain Vidalies, já veio afirmar publicamente que «não há nenhum sobrevivente» entre os ocupantes do aparelho.
A France Press cita autoridades da aviação civil francesa, que dizem que a tripulação não enviou qualquer sinal de socorro.
«A tripulação não enviou um pedido de socorro. Foi o controlo de tráfego aéreo que decidiu declarar que o avião estava em perigo porque não existiu qualquer contacto com a tripulação e com o aparelho», disse uma fonte da Direção-geral de aviação civil francesa.
Uma informação que contraria as declarações do secretário de estado dos transportes que esta manhã dizia que «Houve um pedido de ajuda registado às 10:47 horas (09:47 horas em Lisboa), que mostrava que o avião estava a 5.000 pés [1.524 metros de altitude], numa situação anormal», acrescentando que o acidente ocorreu «pouco depois» desse sinal.
O avião, um Airbus A-320 da companhia GermanWings, a filial de baixo custo da companhia alemã Lufthansa, despenhou-se perto de Barcelonnette, no sul de França.
O aparelho da Airbus partiu da cidade espanhola de Barcelona e tinha como destino a Alemanha, em concreto, a cidade de Dusseldorf. Por razões ainda desconhecidas, caiu esta manhã em França.
O Le Monde acrescenta que dois helicópteros da polícia localizaram o aparelho, perto da localidade de Prads-Haute-Bléone, entre Digne e Barcelonnette.
Bernard Cazeneuve, o ministro do Interior de França, já está a caminho do local.
Manuel Valls, primeiro-ministro francês, acrescentou que já deu ordens para ativar a célula de crise ministerial para ajudar a coordenar as operações após o acidente.
O presidente francês também já se pronunciou sobre o acidente. François Hollande, falando a partir do Palácio do Eliseu, anunciou que vai reunir-se com o Rei Felipe VI de Espanha e a chanceler alemã Angela Merkel.
O ministro alemão dos Transportes está a viajar para o local do acidente acompanhado por uma equipa de peritos. No Twitter, o titular alemão da pasta dos Negócios Estrangeiros escreveu que neste momento «os nossos pensamentos estão com as famílias dos passageiros».