Um acordo entre o Irão e a comunidade internacional sobre o programa nuclear iraniano poderá ser concluído ainda esta semana, durante conversações em Genebra, na Suíça, admitiu hoje o chefe da diplomacia de Teerão.
Corpo do artigo
Em entrevista ao canal de televisão francês France 24, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Muhammad Javad Zarif, disse que «é possível chegar a esse acordo esta semana».
«Mas apenas posso falar por nós, não posso falar pela outra parte», adiantou.
Apesar de sublinhar que ainda há muito trabalho a fazer antes de chegar a um acordo, os comentários do chefe da diplomacia iraniana assumiram um tom diferente dos comentários mais pessimistas anteriormente feitos tanto pelo Presidente iraniano, Hassan Rohani, como pelo líder religioso supremo, Ali Khamenei.
Representantes iranianos e das seis potências que integram o grupo 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha) vão reunir-se na quinta-feira e na sexta feira em Genebra, para negociar sobre o controverso programa nuclear, que Teerão assegura ter apenas fins pacíficos.
«Já fizemos progressos, mas ainda há muita desconfiança no Irão sobre a atitude, o comportamento e a abordagem de certos membros do grupo 5+1», frisou Muhammad Javad Zarif, que se encontra em Paris, onde ainda hoje se deverá encontrar com Laurent Fabius, seu homólogo francês.
«É preciso reganhar a confiança do povo iraniano [em relação ao grupo 5+1]. Precisamos de entrar nas negociações com os olhos abertos, mas de boa-fé. Estamos preparados para chegar a acordo», antecipou o ministro, sublinhando existir «vontade política de todas as partes para andar para a frente».