O Irão convidou a Agência Internacional de Energia Atómica a inspecionar a 8 de dezembro o centro de produção de água pesada em Arak, dando resposta ao compromisso assumido no acordo de meados de novembro.
Corpo do artigo
A informação foi dada hoje pelo diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Yukiya Amano, ao conselho de governadores da agência, numa reunião que termina na sexta-feira.
«Posso informar o conselho que recebemos um convite do Irão para visitar o centro de produção de água pesada de Arak a 8 de dezembro», disse Amano.
O reator de água pesada de Arak está no cerne das preocupações das grandes potências, pois permitiria ao Irão a possibilidade de extrair plutónio, uma alternativa ao urânio enriquecido para construir a bomba atómica.
Segundo o acordo provisório concluído no domingo em Genebra com o grupo dos 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China - e a Alemanha), o Irão comprometeu-se a suspender os trabalhos no reator durante seis meses, em troca do levantamento de algumas sanções económicas.
A AIEA já inspecionou o reator, mas não recebe informações sobre o seu funcionamento desde 2006 e não é autorizada a visitar o centro de produção de água pesada desde agosto de 2011.