A chanceler alemã Angela Merkel sublinhou hoje perante o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, a necessidade de um acordo sobre o programa de reformas de Atenas para além das «diferenças de opinião» entre os dois governos.
Corpo do artigo
«A Grécia tem de voltar a crescer economicamente e superar problemas como o seu elevado desemprego, sobretudo o desemprego jovem, para levar por diante as reformas com que está comprometida», disse a chanceler durante uma conferência de imprensa conjunta em Berlim, após a sua primeira reunião bilateral.
Por sua vez, o primeiro-ministro grego garantiu que o seu país respeitará os acordos de tratados europeus, mas «com determinadas prioridades» e sublinhou a intenção de governar em favor da coesão social.
O líder do partido da esquerda radical Syriza, que domina o Governo de coligação no poder em Atenas, também reivindicou o respeito pela democracia e pelas decisões soberanas dos cidadãos gregos, e considerou ser esse o caminho para garantir uma saída rápida da «crise humanitária» no país.