O exército russo voltou a atacar esta quinta-feira de madrugada Kiev e arredores com drones.
Corpo do artigo
Os intensos ataques com mísseis e artilharia pesada lançados esta quinta-feira de madrugada pelas forças russas na extensa frente de combate deixaram sem eletricidade cerca de 200 mil famílias servidas pela rede elétrica nacional ucraniana, indicou, em comunicado, a empresa estatal Ukrenergo.
"À meia-noite, o inimigo [exército russo] lançou um ataque com mísseis contra as infraestruturas de produção de eletricidade na província de Donetsk (leste), danificando o equipamento e deixando cerca de 186 mil consumidores sem eletricidade", refere a empresa, num comunicado.
O documento adianta que o fornecimento de energia foi restabelecido esta quinta-feira de manhã a todos os afetados e acrescenta que os ataques provocaram também danos na rede de distribuição de eletricidade em seis outras regiões do norte, leste e sul do país.
Os ataques russos deixaram também sem energia elétrica 15 mil consumidores na região de Dnipropetrovsk, no centro da Ucrânia, e seis mil outros na província de Kherson, no sul do país.
As autoridades ucranianas, num novo balanço, deram conta da morte de 23 pessoas em Kherson, na sequência dos ataques russos de quarta-feira.
"Durante a agressão russa, 23 pessoas morreram, 46 - incluindo duas crianças - ficaram feridas", escreveu esta quinta-feira no Telegram o chefe da administração militar da província de Kherson, Oleksandr Prokudin.
Algumas das vítimas mortais eram trabalhadores da companhia regional de eletricidade, informou a Ukrenergo, mas não especificou o número de operadores mortos.
O exército russo voltou a atacar esta quinta-feira de madrugada Kiev e arredores com drones de tipo "shahed", de fabrico iraniano, e que, segundo a Ucrânia, foram abatidos, disse o chefe da administração militar da capital, Serhiy Popko.
"Na madrugada de 3 para 4 de maio, o agressor voltou a atacar Kiev com 'drones' e mísseis, presumivelmente de tipo balístico. As forças de defesa aérea da Ucrânia abateram todos os alvos inimigos", afirmou Popko na plataforma Telegram.
"Esta é já a terceira vez que a capital é atacada nos primeiros quatro dias de maio. Desde o início do ano que a nossa cidade não sofria uma intensidade de ataques tão intensa", escreveu o militar.
A Rússia atacou 98 vezes, nesse dia, os territórios de Kherson controlados por Kiev, lançando 539 projéteis de artilharia pesada, foguetes, tanques, drones e aviões.
Na cidade de Kherson, ocupada pela Rússia no início da guerra e recapturada pelas forças ucranianas em novembro, o exército russo atacou a área da estação ferroviária, dois estabelecimentos comerciais, uma fábrica e um armazém de automóveis.