Os seis ataques suicidas simultâneos hoje perpetrados por elementos do movimento talibã no Afeganistão fizeram 19 mortos entre os atacantes e 23 feridos (14 polícias e 9 civis), segundo um balanço divulgado pelo ministério do Interior afegão.
Corpo do artigo
Um despacho da agência AFP refere que os talibã pretenderam assinalar, desta forma, o início da «ofensiva da primavera». Três dos atentados, em pleno centro de Cabul, visaram nomeadamente o parlamento, um vice-presidente e a zona das embaixadas.
Ao início da noite, ainda se ouviam tiros e explosões no centro da capital, ainda que intermitentemente, segundo jornalistas da AFP, cujo escritório está situado no bairro das embaixadas.
Os ataques começaram pelas 14h00 locais, com explosões e tiros de armas automáticas no bairro diplomático, onde está situada, entre outras, a embaixada dos Estados Unidos da América.
Ao mesmo tempo, bombistas suicidas com coletes carregados de explosivos tentaram entrar no perímetro do parlamento, mas foram impedidos pelas forças de segurança, de acordo com a polícia afegã. Os atacantes recolheram-se depois num edifício adjacente ao parlamento, onde resistiram às forças de segurança.
Num outro bairro, bombistas suicidas ocuparam um edifício junto de um grande hotel recentemente construído, a menos de 100 metros da entrada guardada de uma série de embaixadas, incluindo a da França e uma base da força internacional da NATO.