Autodidatas da aviação. Pilotos americanos do 737 Max 8 receberam formação online
A formação durava cerca de três horas e não era orientada por um instrutor.
Corpo do artigo
Os pilotos da Southwest Airlines e da American Airlines que pilotavam modelos mais antigos do Boeing 737 transitaram para o modelo Max 8 recebendo, apenas, uma formação online autoadministrada. A notícia é avançada pela CNN, que cita porta-vozes do sindicato de duas companhias americanas.
O curso online, que durava cerca de três horas, não mencionava o novo sistema MCAS que poderá estar na origem das tragédias recentes com os aviões da Lion Air e da Ethiopian Airlines.
"O MCAS foi instalado na aeronave e a Boeing não divulgou isso aos pilotos", disse Mike Trevino, porta-voz do sindicato que representa os pilotos da Southwest Airlines, à CNN.
De acordo com Mike Trevino, "o curso não foi orientado por um instrutor, foi autoadministrado".
Aviões que caíram recentemente não possuíam dois elementos de segurança que eram vendidos como extras
Os aviões da Ethiopian Airlines e da Lion Air que caíram na Indonésia e da Etiópia não possuíam duas características de segurança que a Boeing vende por um custo adicional.
De acordo com o The New York Times, estes extras poderiam ter ajudado os pilotos a detetarem anomalias. Um deles consistia num "indicador de ângulo de ataque", que exibe as leituras de dois sensores, e o outro tratava-se de um indicador que seria ativado se esses sensores estivessem em conflito.
No rescaldo das duas tragédias, a Boeing decidiu tornar estas duas características extra elementos obrigatórios do Boeing 737 Max 8.
Companhia aérea indonésia cancela encomenda de 49 aviões Boeing 737 MAX
A companhia aérea indonésia Garuda anunciou esta sexta-feira o cancelamento de uma encomenda de 49 aviões Boeing 737 MAX.
"Enviámos uma carta à Boeing a solicitar o cancelamento do pedido", indicou o porta-voz da empresa, Ikhsan Rosan, à agência de notícias France-Presse (AFP).
"Os passageiros da Garuda perderam a confiança e não querem mais voar com a MAX", rematou.
LER MAIS:
- O desespero no cockpit da Lion Air para tentar resolver o problema dos Boeing 737 Max 8
- Boeing "a finalizar" atualização de software do modelo 737 Max
- Duas tragédias em quatro meses, o mesmo modelo da Boeing. A culpa é do avião?
- O Boeing 737 Max está a ser banido dos céus. O que falta saber sobre o acidente aéreo na Etiópia?
- Uma "catástrofe" para a ONU. Havia 19 membros da organização a bordo do avião que caiu
- Europa avalia o que fazer ao Boeing 737 Max 8
- Piloto da Ethiopian Airline reportou "dificuldades" e pediu para regressar
- Queda de avião da Ethiopian Airlines entre os acidentes aéreos mais graves da última década
- Ethiopian Airlines mostra imagem do local do acidente e confirma 157 mortos