Muitas horas antes do jogo Brasil-México (19h), para a Taça das Confederações, já centenas de pessoas se juntavam em Fortaleza, para protestar.
Corpo do artigo
O protesto começou com cerca de 500 manifestantes, na sua maioria jovens, a três quilómetros do renovado estádio Castelão.
[youtube:rCFzW1uUf4Y]
De acordo com a polícia, «tudo está tranquilo nesta altura» momento».
Os manifestantes gritavam frases como «O Brasil desperta, um professor é mais do que Neymar», numa referência ao atacante da seleção brasileira, recentemente transferido para o FC Barcelona, por 57 milhões de euros.
«Protestamos porque o dinheiro investido em estádios deve ser gasto em educação e saúde. Montaram um circo para o mundo», disse Matheus Dantas, 18 anos, à France Press.
A segurança foi reforçada em Fortaleza e em outras cidades onde se joga o torneio, com o envio de tropas de elite da polícia.
[youtube:GX2SlZVh7hI]
A cidade de Fortaleza declarou quarta-feira um feriado oficial na cidade devido ao jogo para reduzir o tráfego e evitar congestionamentos. Cerca de 6.000 policias do interior do Estado do Ceará foram enviados para a capital regional.