O ministro dos Negócios Estrangeiros nigerino desmentiu, esta terça-feira, que o coronel líbio Muammar Kadhafi tenha chegado ao Níger numa caravana de veículos blindados.
Corpo do artigo
«Não é verdade, não se trata de Kadhafi e penso que a caravana em questão não tem as proporções que lhe foram atribuídas», afirmou o ministro Mohamed Bazoum, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, via telefone.
Cerca de 200 veículos civis e blindados das forças leais a Kadhafi chegaram na noite de segunda-feira a Agadez, no norte do Níger, escoltados por militares nigerinos, informaram fontes militares francesas e nigerinas citadas pela Reuters.
A passagem desta caravana suscitou imediatamente especulações sobre uma eventual fuga de Kadhafi. O porta-voz do dirigente já garantiu que Kadhafi continua em território líbio.
O Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político da rebelião, confirmou entretanto a existência desta caravana.
«Podemos confirmar que cerca de 200 veículos passaram da Líbia para o Níger, mas não podemos confirmar quem integrava a caravana», indicou Jalal el-Gallal, um porta-voz do CNT.
«Este género de caravana transportava geralmente Kadhafi ou um dos seus filhos», referiu o mesmo representante, mas sem avançar mais pormenores.
No domingo, uma dezena de elementos próximos de Muammar Kadhafi, incluindo o chefe das brigadas de segurança do coronel líbio, saíram da Líbia e entraram em Agadez.