O ex-líder líbio Muammar Kadhafi está escondido no país, bem-disposto e com muito boa saúde, assegurou o seu porta-voz, Musa Ibrahim, em declarações telefónicas à televisão síria Al Rai.
Corpo do artigo
O coronel «está na Líbia, numa zona inalcançável para os grupos revoltosos, bem-disposto e goza de muito boa saúde», declarou na noite passada o antigo porta-voz do regime, acrescentando que Saif al-Islam, filho de Kadhafi, encontra-se também na Líbia e «anda de um lado para o outro».
As autoridades rebeldes líbias realçaram, em diversas ocasiões, estarem «bastante seguras» do lugar onde se esconde o ex-líder líbio, insistindo que a sua captura é só uma questão de tempo.
Musa Ibrahim garantiu que Kadhafi está a «planear e a organizar a defesa» da Líbia ao realçar que as forças do coronel líbio «ainda são poderosas» e os seus filhos «assumem o seu papel na defesa e no sacrifício» pelo país, sem especificar nomes.
O porta-voz de Kadhafi reiterou a promessa de «luta até à morte ou à vitória».
As «tribos dignas» da Líbia vão continuar a defender o antigo regime e reconquistar as cidades conquistadas pelos rebeldes, garantiu Ibrahim ao acusar os «agentes da NATO» de cometerem «crimes, sobretudo violações, homicídios e pilhagens».
«Lutamos e resistimos pela Líbia e por todos os árabes», concluiu.
Os rebeldes alegam que Musa Ibrahim está em Bani Walid, a cerca de 170 quilómetros de Tripoli, cercado pelas forças opositoras ao coronel líbio.