O objetivo da Comissão Europeia (CE) continua a ser um acordo entre Atenas e o Eurogrupo. O porta-voz do executivo comunitário, Margaritis Schinas, diz que nada mais do que isso está a ser discutido e nega a existência de um plano B.
Corpo do artigo
«O plano A da Comissão é para que haja um acordo a 19. É o único plano que temos em cima da mesa», afirmou Margaritis Schinas.
No entanto, o ministro grego Yanis Varoufakis queixou-se de uma troca de documentos e disse que o acordo que lhe pediram para assinar não era o mesmo que lhe foi apresentado no início. O porta-voz da comissão diz ser um procedimento normal.
«Todos esses papéis, como se sabe, não resultaram num acordo formal. Tudo o que houve são esboços, rascunhos que tiveram uma evolução que continua em curso e que ainda não teve resultados», explicou.
A porta-voz do comissário para os Assuntos Económicos e Monetários, Annika Breidthardt, insiste para que os gregos avancem com o pedido de extensão do resgate.
«O primeiro passo é o pedido de extensão, com todas as flexibilidades e compromissos e, posteriormente, durante o debate poderemos decidir o que fazer com o conteúdo, no quadro desse compromissos e flexibilidades, que estão no contrato atual. Mas, uma vez mais, temos de ser lógicos, não ideológicos», disse.
Bruxelas e o Eurogrupo aguardo que Atenas avance, até sexta-feira, com um pedido de extensão do programa.