O professor Vítor Vicente entende que a polícia grega esteve novamente «abaixo das expectativas», ao mostrar-se outra vez incapaz de conter as manifestações em Atenas.
Corpo do artigo
O professor Vítor Vicente, que reside em Atenas há mais de uma década, considerou que os confrontos que se verificaram no domingo na capital grega já eram de esperar, uma vez que a polícia tem sido incapaz de controlar os excessos.
Ouvido pela TSF, este docente de português assinalou ainda que as «pessoas mostraram disponibilidade para se manifestar» contra a aprovação de um novo plano de austeridade na Grécia apesar de o dia ter começado com chuva, o que não é habitual em Atenas.
«Acaba sempre por haver este jogo de polícias e ladrões entre os ditos anarquistas e as forças policiais, que mais uma vez estiveram abaixo das expectativas tanto no sentido de controlar quem tinha cocktails molotov e estava a provocar as grandes confusões como também no sentido em que houve cargas policiais injustificadas contra manifestantes que não estavam a fazer actos de violência», explicou.
Vítor Vicente lembrou mesmo que nem sequer «duas figuras históricas» da vida política grega escaparam ao gás lacrimogéneo lançado pelas autoridades, uma situação que este professor de português considerou como «inqualificável».