Depois da Coreia do Norte ter revelado os planos para realizar um terceiro teste nuclear, Seul veio hoje lamentar profundamente essas intenções e alertou Pyongyang para as advertências da comunidade internacional.
Corpo do artigo
«O nosso governo lamenta profundamente que a Coreia do Norte tenha feito aquela declaração», disse aos jornalistas o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cho Tai-Young.
O mesmo responsável acrescentou também que a Coreia do Norte tem de ter atenção aos avisos lançados pela comunidade internacional de forma a não cometer atos que possam ser interpretados como ações provocatórias, incluindo testes nucleares.
A Coreia do Norte anunciou que planeia realizar um teste nuclear dedicado ao seu "arqui-inimigo", Estados Unidos, numa resposta ao aumento de sanções ONU. Pyongyang não avançou, contudo, com uma data para o ensaio.
«Nós não escondemos que os vários satélites e foguetes de longo alcance que continuaremos a lançar, assim como os testes nucleares de alto nível, são dedicados ao nosso arqui-inimigo, os Estados Unidos», refere a KCNA, a agência oficial da Coreia do Norte citando a Comissão Nacional de Defesa.