Operações de resgate interrompidas. Governo local confirma 4 crianças no hospital
Próxima fase da operação de resgate deve ser retomada ao inicio da manhã de segunda-feira. Governador local diz que crianças estão bem.
Corpo do artigo
O líder das operações de resgate do grupo preso numa gruta na Tailândia confirmou este domingo, em conferência de imprensa, que quatro crianças foram resgatadas da gruta e levadas para o hospital.
"Está a ser mais bem-sucedido do que eu esperava. Todas as pessoas estão felizes", declarou Narongsak Osottanakorn que é também o governador de Chiang Rai, província no norte da Tailândia onde fica localizada a gruta.
1015975474869067776
Inicialmente, fonte da equipa médica no local, citada pelas agências internacionais, indicou que seis crianças já tinham sido retiradas do interior da gruta. Essa informação foi corrigida.
1015963979070390278
As operações de resgate foram entretanto suspensas com a previsão de serem retomadas ao início da manhã de segunda-feira. Segundo o governador, as equipas de resgate precisam de, pelo menos, dez horas para preparar a próxima etapa da operação.
"Gastámos todo o oxigénio. (...) Os tanques precisam de ser reabastecidos", adiantou aquele responsável sem, no entanto, definir uma hora exata para o arranque da próxima fase das operações.
1015961255721332736
"Será daqui a 10-20 horas, mas não mais de 20 horas. Mas teremos de avaliar todos os fatores", especificou.
Cinquenta mergulhadores estrangeiros e 40 mergulhadores tailandeses estão atualmente envolvidos na operação de resgate. Cada criança está a ser escoltada por dois mergulhadores.
A descida do nível das águas no interior da gruta ajudou a que a operação de resgate fosse menos difícil de concretizar.
O caminho para a saída caracteriza-se por passagens escuras e estreitas, algumas cheias de água lamacenta e com fortes correntes, num ambiente já com pouco oxigénio. Na preparação para o resgate, as equipas de socorro contam com a possibilidade de os jovens terem de mergulhar para atravessar algumas dessas zonas, recorrendo para tal ao uso de equipamento especializado.
No interior da gruta, na localização original, ainda permanecem oito menores e o treinador de futebol das crianças.
A operação de retirada dos 12 rapazes e do seu treinador de futebol, presos numa gruta inundada no norte da Tailândia há 15 dias, começou este domingo de manhã.
No passado dia 23 de junho, depois de um jogo de futebol os 12 rapazes, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o seu treinador, de 25, foram explorar a gruta.
As inundações resultantes das chuvas torrenciais bloquearam a saída e impediram que as equipas de resgate encontrassem o grupo durante nove dias.