O presidente da Comissão Europeia disse acreditar num acordo na cimeira da Zona Euro agendada para a próxima quarta-feira, porque «notou» hoje uma «compreensão» entre os líderes europeus quanto à necessidade de o alcançar.
Corpo do artigo
Durão Barroso, que falava a jornalistas no final da cimeira de líderes da Zona Euro, que tem um «follow-up» decisivo agendado para dia 26, disse que espera «que haja um acordo», garantiu que é nesse sentido que os países estão a trabalhar e indicou que se registaram progressos nas discussões realizadas até ao momento.
«Pela qualidade da discussão hoje, pela compreensão que eu notei nos diferentes primeiros-ministros acerca da situação, acho que esse acordo vai existir», declarou.
Durão Barroso e o presidente do Conselho, Herman van Rompuy, foram os únicos responsáveis europeus a prestar declarações no final da cimeira da Zona Euro de hoje, tendo os restantes líderes europeus, incluindo o primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho, abandonado a sede do Conselho sem prestar declarações.
Novas cimeiras estão previstas para quarta-feira, tanto ao nível dos 27 países-membros da União Europeia como dos 17 membros da Zona Euro, sendo esse o dia de todas as decisões para «salvar» a Grécia, fortalecer as defesas da Zona Euro contra a crise da dívida soberana, designadamente através do reforço da capacidade dos fundos de resgate, e proteger o sector bancário, por meio de uma recapitalização.