O presidente da Comissão Europeia manifestou hoje o seu «total apoio» à candidatura de Christine Lagarde à direcção-geral do FMI, considerando que a ministra francesa tem as qualidades «indispensáveis» para o cargo.
Corpo do artigo
Num nota divulgada em Bruxelas, imediatamente a seguir ao anúncio da candidatura, em Paris, Durão Barroso sublinha que Lagarde «é muito respeitada no plano internacional, nomeadamente como ministra da Economia, Finanças e Indústria da França, membro do Eurogrupo e actual presidente dos ministros das Finanças do G20».
«A Comissão Europeia, que trabalha muito estreitamente com o FMI, considera que as qualidades da senhora Lagarde, assim como o seu empenho no reforço da governação económica mundial, são indispensáveis para assegurar a missão do FMI e a sua contribuição vital para a estabilidade da economia internacional», declara Durão Barroso.
A candidatura de Lagarde surge na sequência de demissão, na semana passada, do também francês Dominique Strauss-Kahn, detido em Nova Iorque, acusado de agressão sexual e tentativa de violação.