As imagens difundidas pela televisão da Coreia do Norte mostram milhares de pessoas em lágrimas durante o funeral que se está a realizar sob forte neve.
Corpo do artigo
Começaram esta quarta-feira as cerimónias fúnebres de Kim Jong-il, que liderou a Coreia do Norte nos últimos anos, num cortejo que está a ser acompanhado por milhares de pessoas emocionadas.
As imagens difundidas pela televisão norte-coreana mostram dezenas de milhares de pessoas a chorarem e a baterem no peito ao longo do cortejo fúnebre que atravessa a capital Pyongyang.
Sob neve intensa, estas imagens mostram ainda duas limosines pretas e um longo veículo que transporta os restos mortais do antigo líder norte-coreano, falecido a 17 de Dezembro na sequência de um ataque cardíaco aos 67 anos.
O cortejo está a ser acompanhado por várias figuras do regime, incluindo Kim Jong-Un, o filho mais novo de Kim Jong-il, que terá 28 ou 29 anos, e Jang Song-Thaek, que deverá assumir uma espécie de «regência» do regime.
«É uma grande perda para o nosso país e nação», comentou na televisão um apresentador norte-coreano sobre estas cerimónias que começaram no mausoléu Kumsuman, onde os seus restos mortais foram depositados antes do funeral desta quarta-feira.
As cerimónias fúnebres, que se vão prolongar por dois dias, serão marcadas por três minutos de silêncio na quinta-feira ao meio-dia, não tendo sido autorizada a nenhuma delegação estrangeira a presença no último adeus a Kim Jong-il.