O presidente da Síria afirmou hoje que não haverá reformas no país «com sabotagem e caos», num discurso proferido na Universidade de Damasco e transmitido pela televisão estatal.
Corpo do artigo
«Não haverá desenvolvimento sem estabilidade, nem reformas com sabotagem e caos», declarou o Presidente.
Bachar al-Assad acrescentou que o país é alvo de uma conspiração e atravessa um momento de viragem. A «conspiração« vai tornar a Síria «mais resistente», disse, citado pela AFP.
O chefe de Estado disse ainda que o país se encontra num momento de viragem depois de «dias difíceis» e as «condolências às famílias dos mártires».
Esta é a terceira intervenção pública de al-Assad desde o início, em Março, do movimento de contestação que as forças de segurança do regime têm reprimido violentamente.
Este discurso de al-Assad - recebido na sala com aplausos - era muito esperado porque deverá determinar as futuras escolhas do regime face à revolta que tentou esmagar, causando centenas de mortos.
De acordo com a organização não governamental síria Observatório dos Direitos Humanos, 1309 civis e 341 membros das forças de segurança morreram desde 15 de Março.