O Departamento de Estado declarou hoje que os Estados Unidos «apoiam totalmente» o acordo de cessar-fogo permanente em Gaza anunciado por israelitas e palestinianos no 50.º dia de conflito.
Corpo do artigo
«Apoiamos totalmente o anúncio do cessar-fogo», disse a porta-voz do departamento de Estado, Jennifer Psaki, acrescentando que o secretário de Estado, John Kerry, deverá em breve divulgar um comunicado sobre o assunto.
O cessar-fogo, entrado em vigor às 19:00 locais (17:00 de Lisboa), prevê, segundo o mediador egípcio, o levantamento do bloqueio imposto desde 2006 por Israel e que asfixia 1,8 milhões de habitantes da Faixa de Gaza.
O conflito entre Israel e os ativistas palestinianos da Faixa de Gaza iniciou-se a 08 de julho e fez 2.143 mortos do lado palestiniano e 68 do lado israelita, além de 11.000 feridos e cerca de 475.000 deslocados.
Segundo o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), quase 55.000 casas foram atingidas pelos ataques aéreos israelitas, das quais 17.200 ficaram total ou quase totalmente destruídas.
As negociações para uma trégua realizadas desde então no Cairo, sob a égide dos serviços secretos egípcios, falharam em alcançar um acordo e as hostilidades, que haviam cessado durante nove dias, foram retomadas em força há uma semana.