O presidente palestiniano e o líder do Hamas no exílio pediram hoje às Nações Unidas para elaborarem um «calendário» que ponha fim à ocupação israelita dos territórios palestinianos.
Corpo do artigo
O presidente Mahmud Abbas e o líder do Hamas Khaled Meshaal emitiram este apelo durante as negociações a decorrer em Doha, enquanto continuam os confrontos nos territórios controlados pelo Hamas em Gaza, refere a agência de notícias estatal do Qatar QNA.
Os dois líderes palestinianos - que se encontram hospedados pelo emir do Qatar - têm mantido conversações em Doha desde quinta-feira, mas pouco tem sido tornado público sobre o encontro.
As negociações, no palácio do xeque Tamim bin Hamad al-Thani, ocorreram depois de na terça-feira terem ocorrido confrontos em Gaza, o que levou à interrupção das negociações em curso no Egito.
A agência noticiosa do Qatar acrescentou que Abbas e Meshall têm discutido a "agressão" israelita em Gaza, destacando a importância de uma atuação a todos os níveis para pôr fim ao bloqueio de Israel a Gaza.
Ambos concordaram em pedir à Organização das Nações Unidas (ONU) «uma resolução que defina um calendário para o fim da ocupação israelita e o estabelecimento da independência do Estado palestiniano».
A agência do Qatar acrescentou que Abbas irá tomar todas as medidas diplomáticas necessárias para obter essa resolução.