O Presidente norte-americano disse hoje que os Estados Unidos estão a trabalhar para um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, acrescentando que Israel deve «fazer mais» para proteger os civis palestinianos.
Corpo do artigo
Barack Obama disse que Israel tem o direito a defender-se contra os ataques dos lança-foguetes do Hamas, mas afirmou estar seriamente preocupado «sobre o número cada vez mais elevado de civis palestinianos mortos», assim como com as perdas de vidas em Israel.
«Esse é o nosso objetivo, assim como tem de ser o objetivo da comunidade internacional: conseguir um cessar-fogo que acabe com os confrontos e que pare com as mortes de civis inocentes, em Gaza e em Israel», disse Obama.
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry chegou hoje à capital do Egito para contactos com o secretário-geral das Nações Unidas, que também se encontra no Cairo e com a diplomacia egípcia, que no passado mediou o conflito israelo-palestiniano, no sentido de se conseguir um cessar-fogo.
Desde o início da operação militar de Israel contra Gaza registam-se 573 mortos palestinianos e 20 vítimas mortais do lado israelita, de acordo com informações oficiais de ambos os lados.
Os confrontos prolongam-se há 14 dias e segundo as Nações Unidas há mais de 100 mil palestinianos deslocados do local onde viviam por causa dos bombardeamentos e da ofensiva terrestre do Exército de Israel.