Vários países europeus juntaram-se à jornada de luta contra a austeridade, havendo notícias de vários incidentes, especialmente em Espanha.
Corpo do artigo
O protesto mais duro parece ser, até ao momento, o de Espanha, com o choque entre a polícia e os manifestantes a gerar mais de 70 detenções no centro de Madrid. Por todo o país, o protesto assume igualmente caraterísticas duras.
Há bloqueios de estradas, com pneus a arder nas Astúrias. O mesmo acontece em Barcelona no acesso ao principal mercado grossista.
As duas centrais sindicais apoiam este protesto contra a austeridade do governo de Mariano Rajoy.
Em Espanha, a greve geral ocorre durante todo o dia.
Na Grécia, a greve foi esta manhã e durou quatro horas. Os manifestantes marcharam até à praça Syntagma, frente ao parlamento e há uma imagem que corre mundo esta tarde. As quatro bandeiras nacionais de outros tantos países em luta, Grécia, Irlanda, Espanha e Portugal na cabeça da manifestação.
Em França, a greve também começou de manhã. Cinco estruturas sindicais convocaram o protesto nacional. Também aqui há uma imagem emblema: os bombeiros de Paris deitados em cima da linha do metro, com um comboio parado mesmo ali ao lado.
As maiores manifestações, estão a acontecer esta tarde em Paris, mas milhares já se manifestaram em Marselha e Lyon.
Manifestações também nas principais cidades italianas e com milhares de manifestantes nas ruas de Roma, Milão, Florença, Nápoles e Turim.
A greve em Itália durou quatro horas, durante a manhã, e foi convocada por uma central sindical.
Na Bélgica centenas de manifestantes desfilaram pelas ruas de Bruxelas, passaram à porta das embaixadas de Espanha, Portugal e Grécia e atiraram ovos e petardos contra a embaixada da Alemanha.
No final, em frente da sede da Comissão Europeia, fizeram uma entrega simbólica do prémio nobel da austeridade à comissão Barroso.
Na Alemanha, houve solidariedade. Em Berlim, junto à Porta de Brandenburgo, e em Frankfurt, junto ao Banco central Europeu, centenas de manifestantes empunharam cartazes com a inscrição Solidariedade, em várias línguas, incluindo o português e o grego.