A televisão do Paquistão mostrou uma imagem de um rosto desfigurado que atribui ao líder da Al-Qaeda, contudo começam a levantar-se dúvidas sobre a autenticidade dessa imagem.
Corpo do artigo
A única fotografia que existe até ao momento é uma imagem alegadamente manipulada. A France Press revela que submeteu a fotografia a um software especial que permite provar que foi utilizada uma foto antiga do líder da Al-Qaeda.
Consulte aqui a fotografia (que pode ferir susceptibilidades) que prova, segundo a televisão paquistanesa, a morte de Bin Laden.
A parte inferior da cara de Bin Laden está igual à de uma imagem tirada há já alguns anos: a posição é a mesma e não há sinais de envelhecimento.
A única diferença é que o "inimigo público número um" está sem turbante, com os olhos desfeitos e a cabeça ferida.
O editor de fotografia da France Press diz que se trata claramente de uma montagem de uma transformação feita através de photoshop.
Fonte oficial do governo dos EUA disse, entretanto, à CNN que há imagens que provam a morte de Bin Laden, mas ainda não há uma decisão sobre se vão ou não ser divulgadas, revelando que as fotografias mostram um corpo com uma ferida provocada por um tiro de shotgun, num dos lados da cabeça de um individuo que não pode ser senão Bin Laden.
A estas informações juntam-se as de uma fonte próxima da operação que já disse à televisão norte-americana que o líder da Al-Qaeda morreu com um tiro na cabeça.
A CNN cita ainda uma fonte oficial da segurança nacional dos EUA que afirma que há múltiplas confirmações de que o corpo era mesmo de Bin Laden.
Dados que surgem depois das notícias que dão conta de que a imagem do líder da Al-Qaeda morto, divulgada inicialmente pela televisão do Paquistão e depois por várias televisões pelo mundo inteiro, foi construída através de photoshop.
Informação actualizada às 14h13